Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Novembro > Osmar Terra acompanha visita de comitiva chinesa no Rio Grande do Sul

Notícias

Osmar Terra acompanha visita de comitiva chinesa no Rio Grande do Sul

INCLUSÃO PRODUTIVA

Encontro promovido pelo embaixador da China no Brasil firmou acordos para investimentos no Estado
publicado  em 17/11/2017 17h30
Foto: Clarice Castro/MDS

Porto Alegre - Nesta sexta-feira (17), o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, acompanhou o encontro entre empresários chineses e representantes do governo do Rio Grande do Sul para firmar acordos de investimentos no Estado. Na ocasião, o governador José Ivo Sartori recebeu o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, no Palácio Piratini, sede do governo na capital Porto Alegre.

 Durante a reunião, foi apresentada à comitiva chinesa a carteira de projetos do Rio Grande do Sul nas áreas de infraestrutura, transporte, energia, saneamento e meio ambiente. Além disso, foi pactuado entre a Eletrosul e Shanghai Electric um investimento de cerca de 3,9 bilhões de reais para implantação e operação de empreendimento de transmissão de energia no Estado.

 De acordo com o ministro, encontros como estes reforçam o compromisso do governo federal em consolidar parcerias para investimentos que contribuam com a diminuição da pobreza e do desemprego. “Tanto a parte econômica quanto a social do Brasil precisam de acordos que gerem emprego e renda, que melhorem a infraestrutura e facilitem o acesso da população ao mundo moderno”, afirmou ele.

 O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, ressaltou que a aproximação com os empresários chineses representa um novo momento para a economia local. “É o começo de uma grande caminhada para a atração de investimentos chineses no Rio Grande do Sul, o que irá contribuir para o desenvolvimento do Estado”, destacou. 

 O Embaixador da China, Li Jinzhang, disse que os empresários demonstraram muito interesse em conhecer o potencial do Estado. “Queremos fazer outros investimentos. Para nós, a assinatura do acordo entre a China e o Rio Grande do Sul na área de energia elétrica é um grande projeto”, reforçou.

 O acordo assinado entre a empresa pública Eletrosul e a Shanghai Electric prevê ainda a construção de 1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão, 8 novas subestações e a ampliação de 13 subestações existentes. 

 *Por Carolina Graziadei 

 Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa