Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Novembro > MDS oferece cursos de capacitação gratuitos para gestores e técnicos de assistência social

Notícias

MDS oferece cursos de capacitação gratuitos para gestores e técnicos de assistência social

CAPACITASUAS

Mais de 36 mil trabalhadores já participaram das formações do CapacitaSuas. A meta para os próximos anos é atingir cerca de 115 mil profissionais
publicado  em 17/11/2017 13h02

Brasília – Para aperfeiçoar o atendimento e os serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) oferece cursos em diversas áreas.  Por meio do Programa Nacional de Capacitação do Suas (CapacitaSuas), mais de 36 mil gestores, trabalhadores e conselheiros da assistência social já participaram das formações, disponíveis nos Estados, municípios e Distrito Federal. 

A meta para os próximos anos é atingir cerca de 115 mil profissionais. Ao todo, oito capacitações são disponibilizadas gratuitamente. O conteúdo é elaborado pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), em parceria com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi).

Atualmente, o CapacitaSUAS é a maior ação estratégica de gestão do trabalho direcionada à capacitação dos trabalhadores de assistência social no país. A qualificação permanente reflete diretamente em um melhor atendimento à população. “A capacitação auxilia esse trabalhador a refletir a sua prática, o seu cotidiano profissional. Além de dar um novo instrumento a esse profissional, o processo qualifica a prestação do serviço para o nosso público, que são os usuários da política”, explica a coordenadora substituta da Coordenação de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Suas, Eliana Teles do Carmo.

A contratação das instituições de ensino que irão ofertar os cursos é de responsabilidade dos Estados e do DF que, junto aos municípios, mobilizam os trabalhadores. “Além da Instituição de Ensino (IE) que é oficialmente contratada pelo Estado, as cursos ofertados pelo MDS não têm nenhuma intermediação de empresas ou terceiros. A gestão do programa é realizada de forma corresponsável entre os entes federados: governos federal, estadual e municipal”, afirma Carmo.

Os profissionais interessados nas capacitações devem procurar os coordenadores municipais e estaduais do Suas para obter informações sobre o calendário dos cursos.

Cursos ofertados:

Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas;
Atualização para Elaboração de Planos de Assistência Social;
Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas;
Atualização sobre Especificidades e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas;
Atualização sobre Organização e Oferta dos Serviços da Proteção Social Especial;
Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do Suas e Implementação de Ações do Plano Brasil sem Miséria;
Atualização em Indicadores para diagnóstico e acompanhamento do Suas do Plano Brasil Sem Miséria;  
Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do Suas.

*Por Carolina Graziadei

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa