Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Novembro > Fomento: MDS capacita técnicos para apoiar projetos produtivos de agricultores familiares

Notícias

Fomento: MDS capacita técnicos para apoiar projetos produtivos de agricultores familiares

PROGRAMA FOMENTO

Cursos devem se estender até fevereiro de 2018
publicado  em 16/11/2017 14h44

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) está capacitando técnicos de várias entidades para atuarem com as famílias beneficiárias do  Programa Fomento. Os cursos devem se estender até fevereiro de 2018.

O objetivo é ensinar os profissionais técnicos e coordenadores de entidades rurais a considerar, além dos processos de produção durante a assistência aos produtores, a situação de vulnerabilidade social em que vivem as famílias atendidas.

Em cada turma são capacitadas, em média, 40 pessoas. As aulas têm duração de dois dias. Para o técnico agrícola Adenieux Rosa Santana, coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em Tocantins, a capacitação faz um alinhamento das diretrizes do programa “para quem o executa na ponta e convive com os agricultores, especialmente os que estão na linha da pobreza”. “A gente percebe no dia a dia, quando o técnico vai trabalhar junto com o agricultor, o resultado dessa iniciativa”.

O Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais beneficia agricultores familiares, assentados da reforma agrária e povos de comunidades tradicionais que se encontram em situação de extrema pobreza. O governo federal transfere recursos financeiros e garante assistência técnica com o objetivo de oferecer condições para que as famílias consigam se desenvolver e estruturar um projeto produtivo.

Segundo o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Caio Rocha, a meta do programa é atender até 15,5 mil famílias. O investimento será de R$ 30 milhões. Levar inovação e melhores técnicas, reforça ele, vai ajudar na geração de renda e qualidade de vida para os agricultores familiares. “Com essa formação dos técnicos, levaremos uma inovação na forma de assistência técnica. Assim, o crescimento e a rentabilização do agricultor poderão ocorrer de forma mais ágil”.

Após a capacitação, os agentes vão a campo mobilizar as famílias que participarão do programa. Cerca de 400 técnicos serão capacitados até fevereiro do ano que vem em todo o país.

Saiba mais

 O Programa Fomento é uma ação que visa estruturar a produção familiar para autoconsumo e geração de excedentes para comercialização, além de estimular a geração de trabalho e renda e promover a segurança alimentar e nutricional.

As ações são desenvolvidas por meio de uma parceria do MDS e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead/ Casa Civil).

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa