Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Novembro > Desafios das políticas de microcrédito são tema do Sexta com Debate

Notícias

Desafios das políticas de microcrédito são tema do Sexta com Debate

PLANO PROGREDIR

Promovido pelo MDS, encontro contou com a participação de representantes do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal
publicado  em 01/12/2017 17h31
Foto: Rafael Zart/MDS

Brasília – Representantes de instituições bancárias e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) discutiram, nesta sexta-feira (1º), os desafios das políticas de microcrédito. Durante a última edição deste ano do Sexta com Debate, o secretário de Inclusão Social e Produtiva da pasta, Vinícius Botelho, ressaltou a importância da troca de experiências com o sistema financeiro para que a política de microcrédito seja aprimorada de acordo com a necessidade dos beneficiários do Bolsa Família e das pessoas inscritas no Cadastro Único.

 “Precisamos de um contato constante com essas instituições para entender o que deu certo ou não e o que podemos melhorar no desenho dessa política para que a ação seja mais efetiva e alcance a população de baixa renda”, afirmou. A possibilidade de acesso ao microcrédito é uma das ações do Plano Progredir, coordenado pelo MDS.

 Para o superintendente de Microfinança e Agricultura Familiar do Banco do Nordeste, Alex Araújo, um dos desafios atuais é incluir as pessoas mais jovens na política de microcrédito. A instituição é responsável por 60% desse tipo de operação em todo o país – sendo que 49% dos clientes são beneficiários do Bolsa Família. Nos últimos 12 meses, foram repassados mais de R$ 7,7 bilhões.

 “Mesmo com essa participação, o mercado ainda é pouco desenvolvido. Há espaço para o crescimento, mesmo com crise econômica”, garantiu. Para atingir o objetivo, disse ele, o Banco do Nordeste precisa investir na melhoria de processos para o acesso ao microcrédito e em sistemas de informações.

 Na avaliação do gerente de divisão do Banco do Brasil, Maciel Thomas da Silva, a operação de microcrédito potencializa o empreendedorismo entre os mais pobres. Segundo ele, a educação financeira não pode ser desassociada da ação. Desde 2011, a instituição financeira opera este tipo de produto e já desembolsou mais de R$ 7 bilhões para os pequenos empreendedores.

 “Ainda há muita falta de conhecimento neste sentido. Eles precisam de crédito na medida certa com atendimento e orientação ao empreendedor no local da atividade”, explicou.

 Já a gerente de clientes e negócios da Caixa Econômica Federal, Tatiana Barbosa, afirmou que os desafios na ação de microcrédito para o banco é alcançar o público de baixa renda e simplificar os processos – apenas 25% das pessoas que acessaram o produto são do Cadastro Único. “Em muitas situações, o prazo se estende para cumprir certas legislações”.

 De acordo com ela, é necessário avançar as normas. “Estamos viabilizando o sonho de um empreendedor. Ele enxerga uma oportunidade de crescimento muito mais do que a oferta de um crédito”, completou.

 Apresentações – O MDS promove o Sexta com Debate com o objetivo de discutir periodicamente temas de interesse para as políticas sociais. Em 2017, temas como o combate ao racismo, a primeira infância, o trabalho infantil, a inclusão produtiva rural no Semiárido, entre outros, foram apresentados no espaço.

Saiba mais

O Plano Progredir é um conjunto de ações do governo federal para gerar emprego e renda e promover a autonomia das pessoas inscritas no Cadastro Único e dos beneficiários do Programa Bolsa Família. A iniciativa vai ajudar a população de baixa renda na busca de oportunidades de emprego e renda, por meio da oferta de cursos profissionalizantes, como os cursos do Pronatec, possibilidade de acesso ao microcrédito e encaminhamento ao mercado de trabalho. 

 Também foi criada uma premiação para valorizar iniciativas municipais de geração de emprego e renda. O Prêmio Progredir escolherá as melhores propostas de inclusão produtiva de cada região do país. O edital pode ser acessado em: http://mds.gov.br/assuntos/progredir/premio

 Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa