Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Novembro > Criança Feliz: mil municípios já contam com visitas domiciliares

Notícias

Criança Feliz: mil municípios já contam com visitas domiciliares

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Quase 85 mil crianças e gestantes recebem atendimento semanal do programa do governo federal
publicado  em 01/11/2017 19h04

Brasília – As visitas domiciliares do Programa Criança Feliz já estão ocorrendo em mil municípios em todo o país. Quase 85 mil crianças e gestantes são acompanhadas semanalmente por visitadores capacitados.

Em Parnaíba, no litoral do Piauí, as visitas – ponto central do programa – começaram em setembro. Hoje, 23 profissionais atendem mais de 700 pessoas por semana. Uma delas é a dona de casa Glaucia de Castro, mãe do pequeno João Miguel, de dois anos e dois meses.

Desde que começou a ser acompanhada, Glaucia, que é beneficiária do Bolsa Família, vê a evolução no comportamento do caçula. “É muito bom ter alguém que acompanhe e aconselhe a gente. Às vezes, nós, mães, não conseguimos ver a necessidade dos nosso filhos, mas é muito bom saber que existe alguém que vai nos ajudar. É muito importante”, contou.

Nos encontros, os visitadores orientam os pais sobre a maneira adequada de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida. A intenção é fazer com que as crianças cheguem à escola com melhores condições de aprendizado, estudem mais e tenham mais oportunidades para vencer o ciclo da pobreza.

André Melo é um dos visitadores de Parnaíba. Uma vez por semana, dá dicas e propõe atividades para desenvolver a coordenação motora, a inteligência e o vínculo afetivo entre as crianças e os cuidadores. Trabalho que, afirmou ele, já vem dando resultado. “Essas visitas domiciliares são importantes pelo fato de mostrarmos a importância do cuidado, das atividades e dos vínculos. Percebo que as famílias atendidas já estão mais preocupadas e dedicam mais tempo aos filhos”, destacou.

A aceitação do Criança Feliz no município piauiense surpreendeu a supervisora do programa, Juliana Portela. Segundo ela, a procura pelo Criança Feliz aumentou após o início das visitas. “Estamos conseguindo ajudar muito, atendendo às demandas das famílias que são as mais carentes do município”.

Saiba mais
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Criança Feliz vai promover o desenvolvimento integral infantil. Visitadores capacitados acompanham semanalmente crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família, com idades entre 0 e 3 anos, e aquelas de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Em todo o país, 2.615 municípios aderiram ao programa, que integra ações nas áreas de saúde, assistência social, cultura, educação e garantia de direitos.  

* Por Diego Queijo

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa