Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Novembro > Coordenadores estaduais do Bolsa Família e Cadastro Único debatem melhorias para a gestão

Notícias

Coordenadores estaduais do Bolsa Família e Cadastro Único debatem melhorias para a gestão

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Encontro ocorreu em Brasília. A proposta desse ano foi pensar o futuro e teve a educação financeira para beneficiários como um de seus temas
publicado  em 01/12/2017 17h14
Exibir carrossel de imagens Fotos: Clarice Castro/MDS

Brasília – O Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais (Ence 2017), realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em Brasília, terminou nesta quinta-feira (30). Foram dois dias de debates entre coordenadores e técnicos estaduais do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e do Bolsa Família com o objetivo de aprimorar a gestão descentralizada dos serviços. A proposta desse ano foi pensar o futuro e teve a educação financeira para beneficiários como um de seus temas.

A diretora do Departamento de Benefícios da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc/ MDS), Caroline Paranayba, coordenou um dos painéis e destacou a importância de oferecer oportunidades às famílias para que elas aprendam a cuidar melhor das despesas de casa. Dedicado às novidades para 2018, o painel de encerramento apresentou melhorias no sistema de gestão de benefícios, no acesso às informações do Cadastro Único e as mudanças no Índice de Gestão Descentralizada (IGD).

 Ao falar sobre a importância do evento, o secretário nacional da Senarc, Tiago Falcão, destacou o compartilhamento de experiências entre os gestores.  “Os encontros com os profissionais dos estados são importantes para que o governo federal possa aperfeiçoar o Bolsa Família e o Cadastro Único. Além de trazerem um olhar altamente qualificado, a partir das dificuldades e experiências vividas pelos municípios brasileiros, os gestores estaduais são multiplicadores de informações e apoiadores das gestões locais, capacitando-as para um melhor atendimento à população", disse.

 Inovação – O encontro ocorre desde 2012 e, este ano, o MDS aperfeiçoou as atividades em grupo para dar mais voz aos coordenadores. A inspiração veio de uma metodologia utilizada na condução de equipes multidisciplinares com foco em soluções inovadoras. 

“Os participantes assumiram os papéis dos gestores municipais, beneficiários e até do governo federal para construírem visões de futuro e planejamento de ações a médio e longo prazo”, destacou Márcio Maurício, coordenador-geral de apoio à Gestão Descentralizada do MDS.

“A técnica aplicada na condução das atividades foi muito boa, inovadora e não foi cansativa. O que percebemos é que isso potencializou a nossa criatividade”, elogiou a coordenadora do Espirito Santo, Magali Rocha Pereira Abker.

 Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa