Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Março > Osmar Terra abre Seminário Pan-Amazônico em Belém

Notícias

Osmar Terra abre Seminário Pan-Amazônico em Belém

PROTEÇÃO SOCIAL

Encontro internacional discute a proteção social das famílias da Amazônia e promove a troca de experiências entre seis países
publicado  em 27/03/2017 17h22
Foto: Patrick Grosner/MDSA

Belém – Conhecer as necessidades da população em situação de vulnerabilidade social que vive na Amazônia e buscar soluções para os problemas sociais da região. Estes são os objetivos do Seminário Pan-Amazônico de Proteção Social, que será promovido até sexta-feira (31) em Belém (PA). O encontro vai possibilitar a troca de experiências entre o Brasil e mais cinco países: Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Peru e República da Guiana.

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, participou da abertura do encontro nesta segunda-feira (27). Segundo ele, as ações de desenvolvimento humano crescem quando são construídas em conjunto. “Acredito que o encontro irá promover uma troca intensa de informações com uma agenda prática e com propostas de objetivos. O encontro é uma oportunidade para ver o que cada país está fazendo, para trabalhar desde a assistência social até a inclusão produtiva das populações, passando pela transferência de renda, pela atenção à primeira infância. O Brasil tem muita coisa para mostrar, para aprender, e até sugerir para os países vizinhos”, destacou.

O governador do Pará, Simão Jatene, comemorou a realização do evento e afirmou que acredita que os avanços na área social dependem da união e colaboração de todos. “O encontro permitirá uma contribuição do Brasil e dos países participantes para o desenvolvimento social e sustentável para diminuir a pobreza”.

Para a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Carminha Brant, o encontro vai tratar a Amazônia como um todo na questão social. “Nós queremos refletir juntos e pensar em uma agenda social com as prioridades que interessam. Por isso, teremos a Carta de Belém, que será assinada no último dia, com as recomendações, as diretrizes maiores de uma agenda social pra Amazônia”. A deputada federal Elcione Barbalho também participou da abertura do seminário.

Ministro participa do Seminário Pan-Amazônico de Proteção Social - 27/03/2017

Compromissos – Mais de 200 especialistas, gestores da assistência social, representantes de povos e comunidades tradicionais, movimentos sociais e organizações internacionais participarão do encontro. Ao final, os participantes assinarão a Carta de Belém. O documento apontará os compromissos dos países em promover a justiça social, a igualdade, a proteção social e o uso sustentável dos recursos naturais da região.

O seminário é promovido pelo MDSA em parceria com Banco Mundial, Unesco, Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo sem Pobreza (WWP), Marinha do Brasil, Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará e prefeituras de Belém, Barcarena e Acará.

Saiba mais sobre o Seminário Pan-Amazônico de Proteção Social 

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa