Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Março > Nova portaria retoma as atividades do Comitê de Políticas para as Mulheres e de Gênero

Notícias

Nova portaria retoma as atividades do Comitê de Políticas para as Mulheres e de Gênero

POLÍTICAS PÚBLICAS

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o documento foi assinado nesta quarta-feira (8) pelo secretário- executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
publicado  em 08/03/2017 19h34
Foto: Mauro Vieira/MDSA

Brasília – Como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Alberto Beltrame, assinou nesta quarta-feira (8) uma portaria que altera a estrutura do Comitê de Políticas para as Mulheres e de Gênero. A ação retoma as atividades do grupo, adequando-o à nova organização setorial da pasta.

Na abertura da cerimônia, o secretário saudou as servidoras presentes, ressaltando a importância e a força do trabalho das mulheres no órgão. “Queremos marcar esse dia com uma homenagem àquelas que lutaram no passado e as que hoje buscam igualdade de trabalho e remuneração na sociedade”, destacou.

Beltrame lembrou que mais de 90% dos responsáveis familiares do Programa Bolsa Família são mulheres. “Elas se mostram mais cuidadosas e voltadas para as questões familiares, informações significativas para o planejamento de políticas públicas”, disse. Segundo ele, o comitê tem o relevante papel de promover a igualdade de gênero e diminuir as diferenças, “ultrapassando as barreiras do ministério e colocando esse tema, muitas vezes velado, às claras”.

Também esteve presente na solenidade a secretária de Inclusão Social e Produtiva do MDSA, Elisabete Ferrarezi. “É uma data para comemorarmos as conquistas das mulheres, direitos e, sobretudo, a liberdade que possuímos atualmente. Por outro lado, temos muito a fazer no fortalecimento das questões de gênero e raça dentro das políticas públicas voltadas para a inclusão social e produtiva”, enfatizou Elisabete. A secretária ressaltou ainda que o comitê possui o desafio de incorporar esses cenários dentro das atividades desenvolvidas pelo órgão.

Para Roberta Lemos, membro do comitê pela Secretaria Executiva do MDSA, a nova portaria retoma um espaço de referência para as decisões institucionais sob uma perspectiva de gênero. “A atuação do Comitê ocorre de forma transversal, em proximidade com as unidades, o que tem gerado resultados importantes e benefícios para as famílias atendidas pelas Políticas conduzidas pelo Ministério “, considerou.

Comitê – Criado em 2009 (Portaria GM nº 381, de 17 de novembro de 2009), o “Comitê MDSA de Políticas para as Mulheres e de Gênero” articula ações relacionadas ao tema no órgão. O grupo representa um espaço de debate junto às diferentes áreas do ministério, com o objetivo de promover a igualdade entre homens e mulheres e a transversalização de uma perspectiva de gênero na formulação de políticas públicas.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:

Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa