Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Março > Ministro Osmar Terra lança Programa Criança Feliz no Amapá

Notícias

Ministro Osmar Terra lança Programa Criança Feliz no Amapá

CRIANÇA FELIZ

Ao longo do mês de março, Terra visitará as capitais brasileiras para oficializar a adesão de estados e municípios ao programa
publicado  em 06/03/2017 18h40
Exibir carrossel de imagens Foto: Mauro Vieira/MDSA

Macapá (AP) – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, iniciou nesta segunda-feira (6), no Amapá, o lançamento do Programa Criança Feliz nos estados. Durante todo o mês de março, Terra visitará as capitais brasileiras para oficializar a adesão dos governos estaduais e municipais ao programa, que tem foco no desenvolvimento infantil integral.

O governo do Estado e as prefeituras de Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Cutias já aderiram ao Criança Feliz. Isso garante a transferência de recursos pelo governo federal e a formação dos profissionais que serão responsáveis pelas visitas domiciliares. No mês de abril, os demais municípios terão uma nova oportunidade de adesão. 

Além do ministro, o evento, na capital Macapá, contou com a participação do secretário nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Halim Girade, do governador do Estado, Waldez Góes, de prefeitos e deputados estaduais. Após a assinatura das adesões, o ministro fez uma apresentação sobre a importância dos cuidados com a primeira infância. Segundo ele, o Criança Feliz tem condições de transformar a realidade de milhões de brasileiros.

“A criança vai ter mais facilidade de aprender na escola, ou menos, conforme o estímulo que ela tiver nos primeiros mil dias de vida. Nós vamos acompanhar estas crianças em casa, toda semana, orientando, apoiando a família a estimulá-las da melhor maneira possível pra que elas tenham a possibilidade de serem estudantes aplicados e depois indivíduos com boa profissão, uma boa renda, ajudando a família a superar a pobreza”, explicou.

Durante a cerimônia, tomou posse o Comitê Gestor Estadual do programa, formado por representantes das secretarias estaduais da Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Justiça. Na ocasião, o governador destacou que o Criança Feliz fortalece as ações do Estado e do governo federal para garantir um futuro melhor às crianças.

Foto: Mauro Vieira/MDSA

“Este programa dá oportunidade de intensificar a atenção do poder público, o acompanhamento, a medição e a correção de rumos, no que diz respeito a crianças de zero a três anos e às mães em gestação também nessas condições. É um programa que vai render muitos frutos para o Brasil inteiro”, ressaltou Góes.

Programa –  Em todo o país, 2.529 municípios aderiram ao Criança Feliz, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). O programa terá como ponto central a visitação domiciliar. Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos nos primeiros mil dias de vida. É neste período que o cérebro se estrutura e que a maior parte das competências fundamentais para o ser humano se desenvolvem. Serão acompanhadas as crianças beneficiárias do Bolsa Família e aquelas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa