Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Março > Ministro lança Criança Feliz em Tocantins

Notícias

Ministro lança Criança Feliz em Tocantins

PRIMEIRA INFÂNCIA

Osmar Terra explicou as razões científicas e ações que serão desenvolvidas no programa. Durante solenidade, governo estadual formalizou adesão
publicado  em 09/03/2017 19h44
Patrick Grosner/MDSA

Palmas (TO) – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, lançou nesta quinta-feira (9) o Criança Feliz em Tocantins. Durante a solenidade, o governo estadual oficializou a adesão ao programa. Tocantins é o quarto estado a fazer a formalização nesta semana.

No evento, Terra apresentou as razões científicas e as ações que serão desenvolvidas para o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

“O Programa Criança Feliz se baseia nas últimas descobertas científicas sobre o desenvolvimento humano. Hoje a ciência aponta para o início da vida como o período mais importante para desenvolver as competências humanas. Tanto a questão da violência quanto da aprendizagem se organiza nos primeiros mil dias de vida”, destacou.

Segundo o ministro, o Criança Feliz vai transformar a realidade social do país, cuidando do início da vida das crianças e formando uma geração melhor preparada para vencer a pobreza. “Ao proporcionar às crianças uma riqueza de estímulos, ela chegará à escola em igualdade de condições com as outras, podendo ter um bom emprego no futuro e ajudando a família a sair da pobreza. O Criança Feliz é um programa de redução da pobreza em longo prazo”.

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, afirmou que acredita nas ações. “O programa é um avanço fundamental para darmos atenção maior às famílias. O Criança Feliz veio em um momento oportuno. Vamos atender as crianças desde o nascimento. Sem esse olhar diferenciado, a criança não vai consegui vencer”.

Lançamento do Programa Criança Feliz no Tocantins (09/03/2017)

Em Tocantins, mais de 9 mil famílias serão atendidas nesta primeira fase do programa. Já aderiram ao programa 43 municípios tocantinenses.

Para o prefeito de Piraquê, Eduardo Sobrinho, o Criança Feliz é um grande projeto para o país. “Nós estamos muito otimistas com essa proposta. É um grande projeto do qual o Brasil precisava. Precisamos investir ainda mais nas nossas crianças”. A prefeitura, disse ele, aguarda a reabertura do prazo para aderir ao programa.

Em todo o país, 2.529 municípios aderiram ao Criança Feliz. O programa terá como ponto central a visitação domiciliar. Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida da criança.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa