Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Março > Mato Grosso formaliza adesão ao Criança Feliz

Notícias

Mato Grosso formaliza adesão ao Criança Feliz

PRIMEIRA INFÂNCIA

Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e governo estadual assinaram compromisso com programa voltado ao desenvolvimento infantil integral
publicado  em 17/03/2017 14h07
Foto: Patrick Grosner/MDSA

Cuiabá – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, participou nessa quinta-feira (16) do lançamento oficial do Criança Feliz no Mato Grosso. O governo estadual e mais 37 municípios aderiram ao programa do governo federal. O evento ocorreu no salão nobre Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Osmar Terra explicou a importância do desenvolvimento infantil nos primeiros mil dias de vida e a relação com o combate à miséria. “Iniciamos uma caminhada muito importante para a diminuição das desigualdades sociais por meio do investimento no início da vida. Vamos trabalhar juntos para estimular o desenvolvimento das crianças, o que terá impacto na escolaridade e na renda. Este grande programa de primeira infância vai ajudar em médio e longo prazo a redução da pobreza, principalmente entre as famílias mais vulneráveis”, afirmou o ministro.

Na primeira fase, as 37 prefeituras mato-grossenses receberão recursos para a realização das primeiras ações do Criança Feliz. O valor mensal ofertado ao Estado é de R$ 620 mil. O governo estadual deverá elaborar um plano regional sobre a articulação com os municípios participantes, os processos de capacitação dos supervisores e visitadores e o desenvolvimento das visitas domiciliares.

O governador do Mato Grosso, Pedro Taques, destacou a importância da adesão ao Criança Feliz e lançou também o Pró-família – iniciativa estadual para 35 mil famílias que deverão receber auxílio mensal de alimentação baseado em condicionalidades como, por exemplo, a frequência escolar dos filhos. “Os programas são um amparo para quem mais precisa. Para nós, é uma honra saber que quase seis mil crianças serão atendidas pelo Criança Feliz na primeira fase”.

Osmar Terra lança Criança Feliz no Mato Grosso (16/03/2017)

Em todo o país, 2.547 municípios já participam do Criança Feliz. O programa irá priorizar as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em abril, os municípios terão uma nova oportunidade de aderirem ao programa.

A iniciativa terá como ponto central a visitação domiciliar. Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa