Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Maio > Secretário participa de evento internacional sobre alimentação e nutrição na Embrapa

Notícias

Secretário participa de evento internacional sobre alimentação e nutrição na Embrapa

SEGURANÇA ALIMENTAR

Encontro do Global Panel em Brasília debateu segurança alimentar durante oficina sobre Sistemas e Qualidade das Dietas da população
publicado  em 04/05/2017 15h51
Foto: Divulgação/MDSA

Brasília – A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) sediou nesta quarta-feira (3) uma oficina do Global Panel on Agriculture and Food Systems for Nutrition (Painel Global de Agricultura e Sistemas Alimentares de Nutrição) sobre Sistemas e Qualidade das Dietas da população. O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha, participou do painel Nutrição no Brasil, no qual falou sobre os desafios do II Plano de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento reuniu gestores e representantes da comunidade científica.

 “O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário tem políticas para promover a alimentação saudável da população e temos como bases sistemas alimentares como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em que o Brasil investe mais de R$ 500 milhões por ano, e as Compras Institucionais, que devem ultrapassar neste ano R$ 260 milhões para abastecer instituições, órgãos e entidades públicas”, afirmou Rocha.

“Estamos trabalhando com programas que têm servido de exemplo a nível mundial, e a Segurança Alimentar passa a ser um componente fundamental na política global. O papel da Embrapa também é importante por trabalhar, através de pesquisa, com sistemas agroalimentares, desde a produção, transporte e armazenagem até o consumo, contribuindo ainda para dietas saudáveis que melhoram a nutrição da população”, acrescentou o secretário.

No debate, a técnica da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Irisléia Aires, mencionou a importância de informar a população sobre alimentação adequada, saudável e segura. “As políticas públicas têm o papel do empoderar as pessoas para que saibam que têm o direito à alimentação adequada, independentemente do ambiente onde se está. Neste evento, também conseguimos agregar informações e pensar na aproximação do indivíduo com alimentos mais naturais”, disse.

Também participaram do painel a vice-presidente do Conselho Federal de Nutrição, Albaneide Peixinho, e a diretora do Centro de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo, Neuza Costa.

Encontro – A oficina foi promovida pela Embrapa e pelo Global Panel on Agriculture and Food Systems for Nutrition, que reúne especialistas e líderes na área de agricultura e nutrição. Ao longo do dia, a programação contou com diversos painéis e palestras. O encontro foi encerrado com o lançamento de um relatório com recomendações da Global Panel para políticas destinadas a sistemas alimentares.

As últimas reuniões do Global Panel ocorreram em Londres, na Inglaterra, e em Nova Delhi, na Índia, ambos em 2016. Esta foi a primeira vez que o Brasil sediou o evento. O próximo ocorrerá em Maputo, Moçambique, em junho de 2017.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa