Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Maio > Para Osmar Terra, políticas públicas precisam ter base em evidências científicas

Notícias

Para Osmar Terra, políticas públicas precisam ter base em evidências científicas

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário palestrou no 1º Simpósio de Neurociências Aplicadas e Pesquisa Experimental, neste sábado (6), em Passo Fundo (RS)
publicado  em 07/05/2017 00h32
Foto: Mauro Vieira/MDSA

Passo Fundo (RS) – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, foi um dos palestrantes do 1º Simpósio de Neurociências Aplicadas e Pesquisa Experimental, que reuniu psiquiatras, psicólogos, neurocientistas e estudantes da área, neste sábado (6), em Passo Fundo (RS). Terra defendeu que as políticas as públicas implementadas no país tenham base em evidências científicas, a fim de atingir melhores resultados. Segundo ele, o Programa Criança Feliz, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), é um exemplo de política pública orientada pela ciência. 

Em sua fala, o ministro abordou as descobertas realizadas pela neurociência. Estudos na área mostram que os primeiros anos de vida são os mais importantes para o desenvolvimento humano. No Criança Feliz, visitadores capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a melhor maneira de estimular o desenvolvimento dos filhos. “Crianças acompanhas e estimuladas no início da vida estudam mais, são menos violentas e têm melhores condições de vencer a pobreza”, explicou Terra.

Para o psiquiatra e membro da comissão organizadora do simpósio, José Saraiva, dar atenção ao desenvolvimento infantil é fundamental para a construção de uma sociedade melhor. “Cuidar da criança nos primeiros anos de vida certamente vai produzir também um impacto significativo a médio e longo prazo na promoção da saúde mental”, acrescentou.

O Programa Criança Feliz vai acompanhar, com visitas semanais, os filhos de beneficiários do Bolsa Família até os 3 anos de idade e as crianças que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) até os 6 anos. O ministro Osmar Terra também esteve no município de Marau, onde visitou o Hospital Cristo Redentor. Como deputado, Terra é autor de uma emenda parlamentar que destinou recursos para a criação da Unidade de Terapia Intensiva da instituição.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa