Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Maio > Osmar Terra participa de estreia do programa Agora Brasil da TV NBR

Notícias

Osmar Terra participa de estreia do programa Agora Brasil da TV NBR

POLÍTICAS PÚBLICAS

Ministro conversou ao vivo com jornalistas e respondeu perguntas de rádios de todo o país
publicado  em 10/05/2017 14h08
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Brasília - O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, foi o convidado para a estreia do programa Agora Brasil, da TV NBR, nesta quarta-feira (10). Durante uma hora, ele conversou ao vivo com jornalistas de rádios de São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Goiás, Rio de Janeiro, Pará e Pernambuco – por telefone e pelo aplicativo WhatsApp. O ministro respondeu perguntas sobre o Bolsa Família e o Programa Criança Feliz, além de fazer um balanço das ações na área social durante o primeiro ano de governo do presidente Michel Temer.

Osmar Terra falou sobre os avanços, principalmente a valorização dos programas sociais com o aumento de 12,5% no valor do benefício médio do Bolsa Família – depois de dois anos consecutivos sem reajustes. “O governo do presidente Michel Temer garantiu a continuidade dos programas sociais. Mesmo com a crise e o contingenciamento de recursos, a área social foi preservada e estamos trabalhando para conceder um novo reajuste do Bolsa Família, acima da inflação, em julho.”

O ministro destacou ainda o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle do programa para garantir que os recursos sejam destinados a quem realmente precisa. “Cruzamos dados e encontramos gente com renda muito maior do que a declarada. O pente fino possibilitou que famílias que estavam na fila e necessitavam do programa pudessem receber o benefício. Temos que garantir o recurso para quem realmente precisa. Quem precisa está sendo atendido e vai continuar recebendo [o Bolsa Família]”, garantiu.

Outro destaque, reforçou Terra, foi a criação do Criança Feliz, programa inovador que surge como importante ferramenta para que famílias com filhos entre zero e seis anos consigam promover o desenvolvimento infantil integral nos primeiros mil dias de vida. “Não tem programa que tenha mais impacto do que aquele que investe nos primeiros anos de vida. Queremos chegar a 1 milhão de crianças atendidas ainda este ano por meio de visitas domiciliares. O objetivo também é apoiar a gestante, fortalecer vínculos afetivos, estimular e facilitar o acesso das famílias atendidas aos serviços públicos”, ressaltou.

Durante o programa, Terra explicou ainda o funcionamento dos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Cisternas, além de destacar o pacote de ações para promover a inclusão produtiva dos beneficiários do Bolsa Família. O programa, que deve ser lançado nos próximos meses, incluirá microcrédito, estímulo para os jovens na área de tecnologia da informação e premiação para prefeitos que conseguirem realizar ações para aumentar a renda dos mais pobres.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa