Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Maio > Osmar Terra lança Criança Feliz no Mato Grosso do Sul

Notícias

Osmar Terra lança Criança Feliz no Mato Grosso do Sul

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Durante assinatura de termo de compromisso com governo estadual, ministro destacou a importância da primeira infância
publicado  em 08/05/2017 15h55
Foto: Rafael Zart/MDSA

Campo Grande (MS) – Uma solenidade nesta segunda-feira (8) marcou a adesão oficial do Mato Grosso do Sul ao Criança Feliz. O programa do governo federal atenderá mais de 10,2 mil famílias em todo o Estado, sendo 1,9 mil somente na capital. 

Durante a assinatura do termo de compromisso com o governo estadual e municípios, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, explicou a importância da atenção infantil integral nos primeiros mil dias de vida.

“Até alguns anos atrás, se achava que cuidar de crianças era alimentar bem e não deixar ficar doente, mas a ciência vem mostrando um outro aspecto que também é fundamental, que é o estímulo e acompanhamento correto durante a primeira infância e os impactos disso para o resto da vida. Por isso, estamos capacitando equipes para iniciar as visitas domiciliares o quanto antes”, afirmou.

Para a implementação do Criança Feliz, o Mato Grosso do Sul recebeu mais de R$ 537 mil do governo federal. O valor mensal repassado ao município de Campo Grande é de R$ 95 mil.

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, destacou que o recurso permitirá às crianças – junto com suas famílias – terem uma infância ainda melhor. “Cuidar delas, principalmente daquelas em vulnerabilidade social é importante para o futuro do país. Vamos começar o trabalho imediatamente com os municípios que já aderiram para garantir um atendimento melhor para todos”, garantiu.

Mato Grosso do Sul formaliza adesão ao Criança Feliz - 08/05/2017

Em Mato Grosso do Sul, 27 municípios fizeram a adesão ao Criança Feliz. Um deles é Ladário, distante 420 quilômetros da capital, Campo Grande. Segundo o prefeito, Carlos Ruso, a expectativa é de que o programa tenha impacto positivo na comunidade de cerca de 20 mil habitantes. 

“Já discutíamos a importância da afetividade na formação das pessoas. A causa de muitos dos problemas na nossa sociedade é a falta de oportunidades na infância. Acredito que o programa vem para melhorar o atendimento e garantir um futuro melhor para nossas crianças.” 

Realizado na Escola do Sistema Único de Assistência Social (Suas) Mariluce Bittar, o evento contou ainda com a presença dos senadores Waldemir Moka (PMDB/MS)  e Simone Tebet (PMDB/MS).

Programa - Em todo o país, 2.547 municípios já participam do Criança Feliz. O programa priorizará as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A iniciativa tem como ponto central a visitação domiciliar. Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa