Notícias
Osmar Terra lança Criança Feliz no Mato Grosso do Sul
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Campo Grande (MS) – Uma solenidade nesta segunda-feira (8) marcou a adesão oficial do Mato Grosso do Sul ao Criança Feliz. O programa do governo federal atenderá mais de 10,2 mil famílias em todo o Estado, sendo 1,9 mil somente na capital.
Durante a assinatura do termo de compromisso com o governo estadual e municípios, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, explicou a importância da atenção infantil integral nos primeiros mil dias de vida.
“Até alguns anos atrás, se achava que cuidar de crianças era alimentar bem e não deixar ficar doente, mas a ciência vem mostrando um outro aspecto que também é fundamental, que é o estímulo e acompanhamento correto durante a primeira infância e os impactos disso para o resto da vida. Por isso, estamos capacitando equipes para iniciar as visitas domiciliares o quanto antes”, afirmou.
Para a implementação do Criança Feliz, o Mato Grosso do Sul recebeu mais de R$ 537 mil do governo federal. O valor mensal repassado ao município de Campo Grande é de R$ 95 mil.
O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, destacou que o recurso permitirá às crianças – junto com suas famílias – terem uma infância ainda melhor. “Cuidar delas, principalmente daquelas em vulnerabilidade social é importante para o futuro do país. Vamos começar o trabalho imediatamente com os municípios que já aderiram para garantir um atendimento melhor para todos”, garantiu.
Em Mato Grosso do Sul, 27 municípios fizeram a adesão ao Criança Feliz. Um deles é Ladário, distante 420 quilômetros da capital, Campo Grande. Segundo o prefeito, Carlos Ruso, a expectativa é de que o programa tenha impacto positivo na comunidade de cerca de 20 mil habitantes.
“Já discutíamos a importância da afetividade na formação das pessoas. A causa de muitos dos problemas na nossa sociedade é a falta de oportunidades na infância. Acredito que o programa vem para melhorar o atendimento e garantir um futuro melhor para nossas crianças.”
Realizado na Escola do Sistema Único de Assistência Social (Suas) Mariluce Bittar, o evento contou ainda com a presença dos senadores Waldemir Moka (PMDB/MS) e Simone Tebet (PMDB/MS).
Programa - Em todo o país, 2.547 municípios já participam do Criança Feliz. O programa priorizará as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A iniciativa tem como ponto central a visitação domiciliar. Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida.
Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003
Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa