Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Maio > Osmar Terra apresenta programas sociais na Marcha dos Prefeitos

Notícias

Osmar Terra apresenta programas sociais na Marcha dos Prefeitos

POLÍTICAS PÚBLICAS

Durante o encontro, ministro falou sobre os principais resultados dos programas sociais e reforçou a importância do Criança Feliz
publicado  em 17/05/2017 16h34
Foto: Patrick Grosner/MDSA

Brasília – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, participou nessa terça-feira (16) da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Na plenária “Os Pleitos ao Executivo Federal”, ele apresentou os principais resultados dos programas sociais neste primeiro ano de governo, com destaque ao aperfeiçoamento da gestão e a revisão do Bolsa Família, o que gerou economia e tornou possível zerar a fila de espera pelo benefício. “Dizer que vai haver cortes na área social é uma narrativa que não condiz com a realidade. Nosso objetivo é não conter os avanços”, destacou.

O ministro falou também sobre a importância do Criança Feliz, que vai estimular o desenvolvimento integral das crianças mais pobres. Até agora 2.547 municípios brasileiros já aderiram ao programa. A iniciativa acompanhará crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Terra convocou os municípios a aderirem à iniciativa e reforçou que o programa não irá gerar custos para as prefeituras. Os recursos, explicou, serão pagos por criança visitada, o que possibilitará que as equipes tenham profissionais capacitados para visitação e supervisão nos primeiros mil dias de vida. “Os prefeitos estavam preocupados com o custo das ações. Elaboramos o programa de forma que não haja custo nenhum para os municípios”.

Ao relembrar da sua trajetória política, o ministro reforçou que o movimento municipalista é um dos mais importantes para a melhoria da qualidade de vida da população. Para ele, a relação entre os municípios e o governo federal é essencial para que haja transformação na vida das pessoas. “Precisamos trabalhar estreitamente vinculados aos municípios. É no município onde as coisas acontecem e onde as pessoas têm seus problemas e soluções”. Também participaram da plenária os ministros da Saúde, Ricardo Barros, e das Cidades, Bruno Araújo.

Organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a marcha reúne até esta quinta-feira (18) gestores municipais para discutir a administração, oportunidades e desafios das prefeituras, principalmente no aspecto econômico. Durante o evento, técnicos do MDSA estão esclarecendo dúvidas sobre o funcionamento dos programas e ações da pasta.

 Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa