Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Maio > Multiplicadores do Criança Feliz participam de capacitação sobre visita domiciliar

Notícias

Multiplicadores do Criança Feliz participam de capacitação sobre visita domiciliar

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Encontro em Brasília segue até a próxima sexta-feira (2); gestores irão repassar o conhecimento adquirido nas próximas etapas de implementação do programa
publicado  em 29/05/2017 16h23
Foto: Mauro Vieira/MDSA

Brasília – Os 95 multiplicadores estaduais do Criança Feliz estão em Brasília até a próxima sexta-feira (2/05) para mais uma etapa de capacitação do programa. O treinamento tem foco na visita domiciliar, com orientações e sugestões de atividades a serem realizadas junto às famílias para estimular e reforçar o desenvolvimento infantil, a convivência familiar e social.

Na abertura do encontro, na manhã desta segunda-feira (29), o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, destacou a importância das visitas domiciliares periódicas e da atuação de Estados e municípios para a efetividade do programa. “A visitação é a base, o alicerce do programa. Os visitadores do Criança Feliz atuarão na prevenção e proteção proativa, com ações planejadas, metodologia específica e orientações às famílias para o fortalecimento de vínculos e estímulo do desenvolvimento infantil na primeira infância”, afirmou Terra.

Para o secretário nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Halim Girade, a qualificação dos visitadores terá papel central no resultado das visitas domiciliares. “Os multiplicadores estão recebendo uma capacitação de altíssimo nível. Estamos promovendo o treinamento com muita atenção e qualidade técnica. A intenção é fazer com que os multiplicadores se sintam confortáveis para levar o conhecimento adquirido adiante”, completou.

Multiplicadora do Piauí, Lia Raquel atua na Secretaria Estadual de Educação. Ela espera absorver as informações ao máximo para depois repassá-las aos supervisores e visitadores nas etapas seguintes. No Estado, 173 municípios já aderiram à iniciativa, que atenderá mais de 22,1 mil famílias piauienses, sendo 1,9 mil na capital.

“Nós vamos formar os supervisores e visitadores, então, somos um elemento essencial neste processo. Não vejo a hora de repassar tudo que aprendi aqui para que seja possível mudar a realidade dessas famílias. Esse é o objetivo maior, ver o retorno daquilo que você aprendeu”, apontou.

Criança Feliz – Em todo o país, 2.547 municípios já participam do Criança Feliz. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o programa vai promover o desenvolvimento infantil integral das crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Por meio das visitas domiciliares, o programa orientará as famílias sobre a melhor maneira de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida. Crianças bem cuidadas nesta fase chegam à escola com melhores condições de aprendizado, estudam mais, são menos violentas e têm mais chances de vencer o ciclo da pobreza.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa