Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Maio > Ministro participa de cerimônia dos 30 anos da Agência Brasileira de Cooperação

Notícias

Ministro participa de cerimônia dos 30 anos da Agência Brasileira de Cooperação

COOPERAÇÃO TÉCNICA

Instituição atua no fortalecimento dos programas e projetos de cooperação técnica do Brasil com países da África, América Latina, Ásia e Oceania
publicado  em 25/05/2017 16h36
Foto: Mauro Vieira/MDSA

Brasília – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra,  participou nesta quinta-feira (25) da cerimônia de comemoração dos 30 anos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que integra a estrutura do Ministério das Relações Exteriores. Na ocasião, o ministro foi agraciado com uma placa alusiva ao aniversário da agência. A instituição atua no fortalecimento dos programas e projetos de cooperação técnica do Brasil com países da África, América Latina, Ásia e Oceania.

Para o ministro, a agência tem papel central na troca de experiências entre os países. “O Brasil tem experiências para oferecer aos países da África e da América Latina, entre outros, como também tem muito a prender com eles. Sempre tivemos muito apoio da ABC para o desenvolvimento dos nossos programas. Ela é o coração do Ministério das Relações Exteriores em termos de apoio para o desenvolvimento das políticas públicas no Brasil e no mundo”, afirmou.

O evento também contou com a presença do coordenador residente da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Niky Fabiancic, autoridades e representantes de instituições estrangeiras. A solenidade foi encerrada pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira.

A agência – A ABC foi criada para coordenar os programas e projetos de cooperação técnica no âmbito da política externa brasileira. Ligada ao Ministério das Relações Exteriores, a agência trabalha no fortalecimento da cooperação do Brasil para o exterior e na coordenação da cooperação técnica do exterior para o Brasil.

Entre cooperação recebida e cooperação prestada, existem cerca de 620 projetos em execução nas áreas de saúde, educação, agricultura, desenvolvimento social, meio ambiente, trabalho e emprego, administração pública e segurança pública.

No total, ao longo de 30 anos, a ABC desenvolveu suas atividades de cooperação por meio de parcerias estabelecidas com 147 instituições brasileiras, 29 organismos internacionais e 30 agências de cooperação de países desenvolvidos e em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém cooperação.

 *com informações da ABC         

 Informações sobre os programas do MDSA:

0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa