Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Maio > Ministro convoca secretários estaduais para fortalecer gestão do Suas

Notícias

Ministro convoca secretários estaduais para fortalecer gestão do Suas

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Durante encontro em Brasília, Osmar Terra reforçou que a área social é prioridade para o governo federal
publicado  em 10/05/2017 14h46
Foto: Mauro Vieira/MDSA

Brasília – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, convocou nesta quarta-feira (10) os secretários estaduais de assistência social para fortalecer a gestão compartilhada do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Todo o nosso empenho, desde que assumimos o ministério, tem sido em fortalecer a gestão compartilhada. Fortalecer o trabalho dos Estados e dos municípios, dentro das possibilidades”, afirmou o ministro.

Ao participar do III Encontro Nacional do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), Osmar Terra reforçou que a área social é prioridade para o governo federal. Ele tranquilizou os secretários estaduais em relação aos pagamentos dos serviços e benefícios do Suas. “Quero dizer que estamos priorizando os recursos, todos que são possíveis serem priorizados, para a área de assistência social. A área social continua sendo uma prioridade para o governo federal.”

Em sua apresentação, o ministro lembrou também que o país está passando por um momento de crise e o esforço do governo é para que os recursos não diminuam. “Temos que fazer um esforço muito grande para que os recursos que temos não diminuam e rendam mais na ponta. Queremos que os programas andem, que tenham resultados e que a área da assistência social tenha um protagonismo importante nas políticas públicas.”

O presidente do Fonseas, Josbertini Clementino, destacou que a presença do ministro valorizou o evento. “O ministério foi um grande parceiro na realização desse encontro. Temos que trabalhar nas causas que nos une e passar esse momento de extrema dificuldade.”

No III Encontro Nacional do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), está sendo discutido o pacto de aprimoramento da rede de assistência social, que prevê a gestão tripartite, com responsabilidade da União, Estados e municípios. A secretária nacional de Assistência Social do MDSA, Carminha Brant, também participou do evento.

Posse – O ministro Osmar Terra prestigiou a posse da nova diretoria do Fonseas. A votação ocorreu no primeiro dia do encontro, quando os diretores foram reconduzidos ao cargo.

Segundo Clementino, a atuação do fórum para o próximo ano será em três frentes. “Vamos trabalhar muito forte na popularização do Suas. Temos também que trabalhar buscando a qualidade do acolhimento dos nossos usuários. E, por fim, garantir que não tenhamos retrocesso nos direitos adquiridos”, explicou.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa