Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Maio > Ministro conhece comunidade terapêutica em Porto Alegre

Notícias

Ministro conhece comunidade terapêutica em Porto Alegre

POLÍTICAS PÚBLICAS

Governos federal, estadual e municipal vão elaborar estratégia conjunta com foco no tratamento de dependentes químicos; plano também incluiu a sociedade civil
publicado  em 27/05/2017 12h55
Foto: Mauro Vieira/MDSA

Porto Alegre (RS) – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, conheceu neste sábado (27) as instalações da Pastoral de Auxílio Comunitário ao Toxicômano de Porto Alegre, PACTO/POA. A visita faz parte das articulações para a elaboração de um plano estratégico de acolhimento e tratamento de dependentes químicos a ser implementado na capital gaúcha.

A proposta prevê a atuação integrada dos governos federal, estadual e municipal com as comunidades terapêuticas para apoio à desintoxicação, tratamento e reinserção dessas pessoas. Segundo o ministro, o país vive uma epidemia de dependência química com efeitos no aumento da violência e da pobreza. 

“A falta de política pública sobre drogas, de propostas de atendimento à população, levou a uma situação grave inclusive do ponto de vista social, de aumento da pobreza, de devastação das famílias. A sociedade sofre muito com a epidemia das drogas e da violência. Nós precisamos reverter isso. As comunidades terapêuticas são parte decisiva deste processo, porque elas providenciam um atendimento, uma abstinência assistida, que é muito importante no tratamento da dependência química”, destacou Terra.

Apesar do papel que desempenham no atendimento aos dependentes químicos, as comunidades terapêuticas enfrentam problemas de subfinanciamento que geram endividamento e prejudicam a sua capacidade de atendimento. O ministro se comprometeu a construir parcerias que viabilizem o aporte de recursos para essas instituições.

 A estratégia para atuação nas áreas com maior incidência do consumo de drogas está sendo elaborada em conjunto pelas três esferas de governo. Na próxima semana, uma reunião vai estabelecer os últimos detalhes da iniciativa.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa