Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Maio > MDSA participa de plenária do Consea

Notícias

MDSA participa de plenária do Consea

SEGURANÇA ALIMENTAR

Na reunião, conselheiros indicaram nome da nova presidente do conselho para o período 2017-2019
publicado  em 18/05/2017 19h25
Foto: Divulgação

Brasília – Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) participaram nesta quinta-feira (18) da reunião plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Na ocasião, os conselheiros escolheram para a presidência do conselho (2017/2019) a nutricionista, professora e pesquisadora Elisabetta Recine.

Ao coordenar a reunião, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do MDSA, Caio Rocha, destacou que a eleição ocorreu sob consenso dos conselheiros e suplentes, com votação unânime. “O encontro foi muito positivo para que a gente possa fortalecer a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional [Caisan] e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional [Sisan] a partir do debate com a sociedade civil, Estados e municípios”, afirmou.

Durante o encontro, foi apresentado o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan). Considerado o principal instrumento de planejamento, gestão e execução das ações para o período de 2016 a 2019, ele traz um conjunto de 121 metas e 99 ações estruturadas a partir dos grandes desafios voltados aos hábitos alimentares da população brasileira.

Indicação – Elisabetta Recine se disse pronta para assumir o cargo. “Estou extremamente entusiasmada. Acho que o conjunto dos conselheiros reafirmou um compromisso que é a essência do Consea: trabalhar junto, analisar as prioridades e encaminhar proposições ao governo, principalmente porque precisamos estar muito atentos para que as políticas continuem e sejam fortalecidas.”

Nutricionista, professora e pesquisadora, ela é graduada em Nutrição (1982), mestre em Ciências - Fisiologia Humana (1988) e doutora em Saúde Pública (1999) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB) e coordena o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (Opsan). Agora, a indicação da futura presidente do Consea será levada ao presidente da República, Michel Temer, para posterior nomeação.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa