Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Maio > Encontro nacional reúne gestores estaduais de assistência social em Brasília

Notícias

Encontro nacional reúne gestores estaduais de assistência social em Brasília

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Na pauta, estão temas como o Pacto de Aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas); evento teve início na terça-feira (9) e segue até esta quarta (10)
publicado  em 10/05/2017 15h24
Foto: Mauro Vieira/MDSA

Brasília – Gestores estaduais de todo o país participam, em Brasília, do III Encontro Nacional do Fonseas. O objetivo é debater o papel dos Estados no aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Promovido pelo Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o evento teve início na terça-feira (9) e segue até esta quarta.

Para a secretária nacional de Assistência Social, Caminha Brant, o encontro oportuniza um momento de diálogo para que o trabalho seja desempenhado de forma articulada. “O compartilhamento dos papeis dos Estados e da União é muito importante. Precisamos criar mais momentos de troca de informação e de discussão sobre a Assistência Social”, destacou.

No primeiro dia do encontro, os gestores debateram ainda as estratégias para o cumprimento das metas do Plano Decenal da Assistência Social. “Vivemos um cenário que requer dos gestores ampla discussão e planejamento, sem subordinar o orçamento social à lógica da economia vigente”, apontou o presidente do Fonseas, Josbertini Clementino.

O fortalecimento dos serviços de Assistência Social, do Benefício da Prestação Continuada (BPC) e do Programa Bolsa Família também entrou na pauta. “Esse momento é essencial para discutirmos estratégias para que esses serviços sejam valorizados e defendidos na sua essência, já que o seu objetivo é ajudar as pessoas mais vulneráveis”, afirmou a secretária estadual do Trabalho e Assistência Social do Tocantins, Patrícia do Amaral.

Nesta quarta-feira, os gestores participam de palestras, debates sobre técnicas de planejamento, oficinas e também da posse da nova diretoria do Fonseas.

Pacto de Aprimoramento – O Pacto de Aprimoramento do Suas é um instrumento firmado entre os municípios, Estados e a União para garantir avanços na qualidade da gestão do Suas e a ampliação da proteção social oferecida à população. Conforme a secretária Carminha, o pacto busca universalizar a atenção da Assistência Social, garantindo que todos os serviços cheguem aos municípios brasileiros. “Outro benefício é a garantia da qualidade dos serviços e maior efetividade na transferência de renda”, acrescentou.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa