Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Maio > Criança Feliz capacita novos multiplicadores estaduais em Brasília

Notícias

Criança Feliz capacita novos multiplicadores estaduais em Brasília

POLÍTICAS PÚBLICAS

Ministro Osmar Terra participou da abertura do evento e reforçou a importância do estímulo à primeira infância
publicado  em 15/05/2017 13h54
Foto: Mauro Vieira/MDSA

Brasília – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, participou na manhã desta segunda-feira (15) da capacitação de novos multiplicadores estaduais do Programa Criança Feliz. O encontro reuniu profissionais de todo o Brasil, consultores regionais do programa e representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

"O objetivo é capacitar todos os multiplicadores estaduais. Enquanto alguns Estados já estão iniciando a capacitação dos supervisores e visitadores, outros ainda precisam indicar seus multiplicadores e capacitar esses profissionais", explicou o ministro.

Em sua fala, Terra reforçou a importância do estímulo à primeira infância na vida das famílias do Bolsa Família, que são as mais vulneráveis. Com o programa, as famílias terão a oportunidade de uma vida melhor, um emprego melhor e os filhos poderão quebrar o ciclo intergeracional da pobreza.

“É esse ciclo de pobreza que a gente tenta romper com o Criança Feliz. É justamente intervir, acompanhar e proteger a família no momento que está nascendo seu filho. A partir daí podemos fazer muita diferença no futuro da criança e de sua família”, ressaltou Terra.

Multiplicadora do Rio Grande do Norte, a assistente social Katiuscia Lorena da Fé disse que o programa será essencial para o Estado. "O programa vai tratar os problemas pela raiz. Teremos vários desafios. Minha expectativa é sair daqui com a bagagem cheia para conseguir repassar para os municípios o verdadeiro papel da primeira infância". O Rio Grande do Norte formalizou a adesão do Criança Feliz em março. Ao todo, 127 municípios participarão do programa, que atenderá cerca de 18 mil famílias no Estado.

A capacitação segue até 20 de maio, com conteúdo didático e aplicação da metodologia Care for Child Development (CCD) do Unicef, com práticas no Hospital da Criança e visita às casas de famílias no Recanto das Emas, região administrativa no Distrito Federal. O CCD será ministrado pela doutora Jane Ellen Lucas, da Universidade de Nova Iorque.

Criança Feliz – Em todo o país, 2.547 municípios já aderiram ao programa. O Criança Feliz acompanhará crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Pesquisas mostram que crianças bem cuidadas chegam à escola com melhores condições de aprendizado, estudam mais, são menos violentas e têm melhores condições de vencer a pobreza.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa