Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Maio > Aberto prazo para gestores informarem novas metas do Acessuas Trabalho

Notícias

Aberto prazo para gestores informarem novas metas do Acessuas Trabalho

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Trâmite deverá ser feito pelos municípios com saldos de recursos financeiros acima de R$ 20 mil
publicado  em 05/05/2017 17h08

Brasília – Gestores municipais e do Distrito Federal têm até o dia 16 de junho para informarem as novas metas do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). O Termo de Repactuação de Metas, disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), deverá ser feito pelos municípios com saldos de recursos financeiros acima de R$ 20 mil. Para os demais, o trâmite será dispensado.

A medida faz parte do novo formato do Acessuas Trabalho, que possibilita aos municípios com saldo acumulado a utilização do recurso do Fundo de Assistência Social para identificar, preparar e acompanhar a trajetória dos beneficiários do Bolsa Família no mercado de trabalho.

“Esse aceite é para que o município repactue as novas metas e, dessa forma, utilize o saldo que ele tem em conta nesse novo formato. Nós temos hoje um universo de aproximadamente 800 municípios que têm saldo acima de 20 mil”, explicou a diretora de Proteção Social Básica do MDSA, Renata Ferreira.

Saiba mais
Decisão do CNAS possibilita inclusão produtiva dos beneficiários do Bolsa Família
Gestores definem melhorias para o Acessuas Trabalho 

Os municípios que recusarem a repactuação de metas ou que não se manifestarem no prazo estabelecido deverão devolver os recursos existentes em conta ao Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).

 Para realizar a adesão, os gestores podem acessar o sistema utilizando CPF e senha do administrador titular ou adjunto do órgão gestor de assistência social. A aprovação nos Conselhos Municipais de Assistência Social também precisa ser informada ao MDSA até o dia 16 de junho.

 Acessuas Trabalho – Desenvolvido pelas prefeituras, com recursos do MDSA e dos governos estaduais, por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o programa promove estratégias de enfrentamento à pobreza, por meio da oferta de cursos de qualificação e encaminhamento dos cidadãos para oportunidades de emprego.

 Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa