Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Junho > Trabalhadores da Assistência Social trocam experiências no Congemas

Notícias

Trabalhadores da Assistência Social trocam experiências no Congemas

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Além da programação oficial, encontros entre os profissionais permitem a reciclagem de ideias; evento realizado em Porto Seguro (BA) segue até quarta-feira (21)
publicado  em 20/06/2017 19h40

Porto Seguro (BA) – Desde que teve início, na segunda-feira (19), o 19º Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) vem reunindo mais de 2,5 mil trabalhadores do setor, provenientes de diversas cidades do país. Realizado em Porto Seguro (BA), o evento possibilita reciclar conhecimento em palestras, painéis e mesas-redondas, além de permitir a troca direta de informações entre os participantes.

As conversas que começam no auditório e nas salas de oficinas acabam se estendendo aos corredores e às áreas de descanso. Por vezes, a praça de alimentação se transforma em ponto de encontro para reuniões improvisadas.  É nesses momentos que pessoas de lugares distintos percebem que possuem experiências complementares.

Estreante em eventos da Assistência Social, a gestora da cidade de Curral de Cima (PB) Vanúbia Dias integra uma delegação de 25 representantes de diferentes municípios da Paraíba. “Estamos todos no mesmo hotel, então, quando a programação acaba, continuamos trocando informações sobre tudo o que aprendemos aqui”, conta.

Em Boca da Mata (AL), a assistente  Laura de Lourdes já foi secretaria adjunta e hoje presta consultoria a outras cidades alagoanas. Com anos de experiência no assunto, ela aproveitou uma pausa na programação para trocar impressões com colegas do Estado e também com uma assistente social do Paraná.

“Existem as peculiaridades de cada região, mas os problemas e soluções se repetem muito. Quando estamos lá na ponta, no município, nos sentimos meio ilhados, mas aqui é bem diferente”, considera.

Assistente social na em Belmonte (BA), Fátima Rodrigues relata que o Congemas rendeu frutos logo no primeiro dia de evento. Segundo ela, o Estado possui um núcleo que promove reuniões periódicas entre assistentes sociais. Depois de um período de desarticulação, os organizadores se reencontraram no evento e já planejam retomar as  atividades. “No Congemas, também articulamos que meu município vai sediar uma capacitação regional do Bolsa Familia”, comemora.

O 19º Encontro Nacional do Congemas segue até esta quarta-feira (21). A programação inclui palestras, debates, painéis, oficinas e mesas-redondas. Confira a programação completa em www.congemas.org.br

Leia também:
Congemas deve reunir 3 mil trabalhadores em Porto Seguro (BA)
Secretários do MDS apresentam políticas sociais no Congemas


Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505