Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Junho > Secretários do MDS apresentam políticas sociais no Congemas

Notícias

Secretários do MDS apresentam políticas sociais no Congemas

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Avanços e conquistas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) foram discutidos no segundo dia do encontro
publicado  em 20/06/2017 16h02

Porto Seguro – Os avanços e realizações do Sistema Único de Assistência Social (Suas) foram discutidos na manhã desta terça-feira (20) durante painel do 19º Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), em Porto Seguro (BA).

Na ocasião, a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Carminha Brant, fez um balanço das ações desenvolvidas. Ela destacou a realização de eventos, como o Encontro Indígena e o Pan-Amazônico, além do apoio à primeira edição do Encontro Nacional dos Usuários do Suas. A pasta também reativou recentemente temas como a socioaprendizagem e o acolhimento familiar.

Até o fim do ano, reforçou a secretária, o ministério pretende ampliar o número de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) cofinanciados, já que ainda existem unidades que não contam com apoio financeiro do governo federal.

“As metas incluem ainda o reforço à proteção especial em zonas de fronteira, o aumento na rede de atenção a pessoas em situação de rua, a definição clara de situações de emergência social e a revisão das regras do Índice de Gestão Descentralizada (IGD-Suas) para estimular a melhoria da gestão por parte dos municípios”, disse. 

Ferramentas – Durante o painel, o secretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Tiago Falcão, apresentou aos gestores e trabalhadores do Suas as ferramentas lançadas pela pasta. Para ele, o Congemas é uma “oportunidade única para falar para todo o Brasil”. “Optamos por falar de três iniciativas que foram lançadas recentemente e ainda não são de conhecimento de todos os trabalhadores e gestores do sistema”.

Ao explicar o Consulta Cidadão, o secretário destacou que a ferramenta facilita o acesso do cidadão aos dados do Cadastro Único. Com a iniciativa, os beneficiários podem visualizar e imprimir um resumo de informações cadastrais, como faixa de renda, composição familiar e Número de Identificação Social dos integrantes da família. A solução, disse ele, surgiu a partir da demanda dos gestores. Em dois meses de funcionamento, 350 mil acessos já foram contabilizados.

Falcão falou também sobre a Rede Cadastro Único, que possibilita a interação entre os gestores dos mais de 20 programas sociais. A rede funciona como um espaço de articulação entre os vários programas que utilizam o Cadastro Único para a seleção de famílias beneficiárias.

Outra ferramenta lançada pelo MDS é o Bolsa Família e Cadastro Único no Seu Município. A iniciativa permite o acesso a informações detalhadas sobre o programa de transferência de renda e o Cadastro Único em todos os municípios brasileiros.

19º Encontro Nacional do Congemas segue até esta quarta-feira (21). A programação inclui palestras, debates, painéis, oficinas e mesas-redondas. 

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505