Notícias
Secretário destaca perspectivas do Bolsa Família em assembleia de gestores
COEGEMAS
Brasília – O secretário Nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão, participou na quarta-feira (31) da Assembleia do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), no município de Santana do São Francisco, em Sergipe. O evento reuniu gestores de 40 municípios e autoridades para discutir melhorias no planejamento das políticas de assistência social.
Na ocasião, Falcão palestrou sobre “As perspectivas do Programa Bolsa família na atual conjuntura brasileira e os aspectos relevantes de dados do Cadastro Único e sua interface no planejamento das políticas públicas”. Em sua fala, o secretário apresentou dados nacionais e regionais.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Bolsa Família repassa mensalmente R$ 2,4 bilhões aos beneficiários em todo o país. Cerca de 13,3 milhões de famílias integram o programa. Só no Estado de Sergipe, são 266 mil famílias beneficiadas, às quais são destinados R$ 44,8 milhões. Os beneficiários recebem os recursos todos os meses e, como contrapartida, cumprem compromissos nas áreas de saúde e educação.
Já o Cadastro Único reúne informações de cerca de 27 milhões de famílias e é a porta de entrada para mais de 20 programas sociais do governo federal, entre eles, o Bolsa Família. Em Sergipe, são aproximadamente 463 mil inscritos.
Falcão ressaltou a importância de trocar informações sobre os programas com os gestores locais, principalmente para que seja possível entender as principais dificuldades enfrentadas durante a execução das ações. Tanto a gestão do Bolsa Família quanto a do Cadastro Único são descentralizadas, com competências específicas para União, Estados e municípios.
“A aproximação com as prefeituras é enriquecedora, afinal, é nos municípios que os nossos programas se tornam realidade. Em eventos como este, os gestores locais têm a oportunidade conhecer a perspectiva do ministério e nós passamos a compreender a dinâmica do que realmente ocorre na ponta”, afirmou.
Coegemas – O Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social é um órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações junto aos gestores municipais da assistência social que busca fortalecer, nos municípios, a política de assistência, consolidando um sistema de atuação descentralizado e participativo.
Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa