Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Junho > Secretário destaca perspectivas do Bolsa Família em assembleia de gestores

Notícias

Secretário destaca perspectivas do Bolsa Família em assembleia de gestores

COEGEMAS

Tiago Falcão participou de encontro do Coegemas promovido em Sergipe; evento discutiu melhorias no planejamento de políticas públicas
publicado  em 05/06/2017 18h21

Brasília – O secretário Nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão, participou na quarta-feira (31) da Assembleia do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), no município de Santana do São Francisco, em Sergipe. O evento reuniu gestores de 40 municípios e autoridades para discutir melhorias no planejamento das políticas de assistência social.

Na ocasião, Falcão palestrou sobre “As perspectivas do Programa Bolsa família na atual conjuntura brasileira e os aspectos relevantes de dados do Cadastro Único e sua interface no planejamento das políticas públicas”.  Em sua fala, o secretário apresentou dados nacionais e regionais.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Bolsa Família repassa mensalmente R$ 2,4 bilhões aos beneficiários em todo o país. Cerca de 13,3 milhões de famílias integram o programa. Só no Estado de Sergipe, são 266 mil famílias beneficiadas, às quais são destinados R$ 44,8 milhões. Os beneficiários recebem os recursos todos os meses e, como contrapartida, cumprem compromissos nas áreas de saúde e educação. 

Já o Cadastro Único reúne informações de cerca de 27 milhões de famílias e é a porta de entrada para mais de 20 programas sociais do governo federal, entre eles, o Bolsa Família. Em Sergipe, são aproximadamente 463 mil inscritos. 

Falcão ressaltou a importância de trocar informações sobre os programas com os gestores locais, principalmente para que seja possível entender as principais dificuldades enfrentadas durante a execução das ações. Tanto a gestão do Bolsa Família quanto a do Cadastro Único são descentralizadas, com competências específicas para União, Estados e municípios.

 “A aproximação com as prefeituras é enriquecedora, afinal, é nos municípios que os nossos programas se tornam realidade. Em eventos como este, os gestores locais têm a oportunidade conhecer a perspectiva do ministério e nós passamos a compreender a dinâmica do que realmente ocorre na ponta”, afirmou.

Coegemas – O Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social é um órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações junto aos gestores municipais da assistência social que busca fortalecer, nos municípios, a política de assistência, consolidando um sistema de atuação descentralizado e participativo.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa