Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Junho > Osmar Terra defende uso de dados científicos para combater as drogas

Notícias

Osmar Terra defende uso de dados científicos para combater as drogas

POLÍTICAS PÚBLICAS

Ministro participou da abertura da Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas do Paraná
publicado  em 26/06/2017 15h13

Brasília – Ao participar da abertura da Semana Estadual de Prevenção ao uso Indevido de Drogas (Previda) do Paraná, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, defendeu nesta segunda-feira (26) o uso de pesquisas científicas para o planejamento de políticas públicas efetivas para combater a epidemia que assola o país.

“Existe uma epidemia de drogas no Brasil e precisamos nos basear em evidências científicas para combatê-la. Nem sempre as políticas públicas e as leis correspondem ao conhecimento científico. Muitas vezes, as ações não funcionam por terem como base apenas ideologias, o que pode resultar em desastres de grande escala”, afirmou.

Direto de Brasília, a fala do ministro foi transmitida pela internet para o público formado por representantes de entidades governamentais e não governamentais, além de estudantes e pesquisadores em Curitiba.

Durante mais de uma hora, Terra apresentou dados sobre o consumo de substâncias tóxicas e os prejuízos para a sociedade. Criticou a descriminalização do consumo e defendeu uma política de enfrentamento das drogas com ampla participação de áreas como segurança, saúde, assistência social e educação.

Reflexão – Com o tema Refletindo sobre Drogas: O legal é prevenir, a Previda tem por objetivo promover a discussão, reflexão e aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos pelas comunidades e profissionais da prevenção. O evento marcou o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico de Drogas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1987.

No decorrer desta semana, serão promovidas ações sobre o tema em todos os municípios. Estão previstas palestras, debates, oficina de bonecos e apresentações sobre os programas em execução no governo do Estado. A semana ocorre anualmente e é promovida pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conesd-PR) e Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Curitiba (Comped).

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa