Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Junho > Ministro defende maior rigor no enfrentamento às drogas

Notícias

Ministro defende maior rigor no enfrentamento às drogas

POLÍTICAS PÚBLICAS

Durante audiência na Câmara dos Deputados, Osmar Terra afirmou que país necessita de legislação mais firme para combater essa epidemia
publicado  em 20/06/2017 19h37
Foto: Mauro Vieira/MDS

Brasília – Em audiência pública na Câmara dos Deputados, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, defendeu maior rigor no enfrentamento às drogas e necessidade de legislação mais firme para combater essa epidemia. Ele participou nesta terça-feira (20) de audiência na Comissão Externa sobre Consumo de Drogas entre os Jovens no Brasil.

“Na ausência de uma lei mais firme, mais dura e mais exigente em relação às drogas, a situação vai se deteriorando. Os trabalhos feitos pelos deputados dessa comissão vão mostrar isso. Precisamos ter um novo corpo de leis para enfrentar essa gravíssima epidemia de drogas e violência que assola o Brasil”, avaliou Osmar.

Aos deputados, o ministro defendeu também a criação de políticas públicas de tratamento aos dependentes. Terra apresentou um panorama das políticas públicas sobre drogas no mundo, os principais mitos de quem defende a descriminalização e avaliou como um erro as propostas que pregam a descriminalização.

“Eu procurei me basear em evidências científicas. Não adianta a gente ficar fazendo discurso filosófico e na frente da gente está acontecendo outra coisa. É inadiável termos uma política pública em nível nacional para enfrentar esse problema”, ressaltou.

Para a coordenadora da comissão, deputada Eliziane Gama, os dados apresentados pelo ministro ajudarão a elaborar propostas para melhorar a legislação. “O ministro veio nos ajudar a dar o pontapé inicial nos trabalhos. Toda a exposição foi feita com muita riqueza de detalhes com elementos suficientes para traçar novos marcos, inclusive para essa Casa do ponto de vista de legislação e de propostas que estarão consignadas em nosso relatório.”

A Comissão Externa sobre Consumo de Drogas realizará uma série de audiências públicas e debates sobre leis e políticas de enfrentamento dos problemas causados pelas drogas.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa