Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Junho > Cooperativa do Espírito Santo vai fornecer café orgânico para o MDS

Notícias

Cooperativa do Espírito Santo vai fornecer café orgânico para o MDS

SEGURANÇA ALIMENTAR

No total, serão investidos R$ 78 mil na compra de duas toneladas do produto. Aquisição será feita por meio da modalidade Compra Institucional do PAA
publicado  em 08/06/2017 17h20

Brasília – A Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins (Coopram), do Espírito Santo, foi selecionada em chamada pública para fornecer café orgânico para o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). No total, serão investidos R$ 78 mil na compra de duas toneladas do produto. A compra será feita por meio da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pela pasta.

Para a coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDS, Hétel Santos, a chamada mostra que é possível fazer a aquisição de produtos da agricultura familiar com certificação de qualidade.

“Os cafés produzidos pela agricultura familiar no Brasil, na sua maioria, são de polos de produção controlada. É importante saber que temos um café com garantia da origem, do processo de qualidade e ainda fomentar a cadeia de produção limpa”, ressalta.

Com 200 famílias de agricultores, a Coopram produz hortigranjeiros, tilápias, mas o carro-chefe é o café produzido de forma artesanal. Segundo o presidente da cooperativa, Darly José Schefer, é a primeira vez que os produtores participam da modalidade Compra Institucional.

Com o dinheiro da venda, eles vão adquirir máquinas para melhorar a produção. “Todo o café que produzimos é manual, o que garante a qualidade do produto, por ser em menor quantidade. Vamos adquirir o maquinário apenas para facilitar alguns processos e agregar valor ao produto”, salientou.

A cooperativa está em funcionamento desde 2007. Após aperfeiçoar e regularizar as estruturas de agroindústria, conquistou o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf). “Isso foi muito importante porque nos ajudou no desenvolvimento como grupo. Precisamos continuar participando de projetos que dão vida às cooperativas”.

Saiba mais – A legislação atual determina que órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta comprem ao menos 30% dos produtos da agricultura familiar. Todos os editais de chamadas públicas abertas no país estão disponíveis no portal www.comprasagriculturafamiliar.gov.br.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa