Notícias
Comunidade indígena recebe 11 cisternas escolares em Minas Gerais
PROGRAMA CISTERNAS
Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) entregou 11 cisternas escolares no território da etnia indígena Maxakali. O povo vive em aldeias localizadas nas cidades de Santa Helena de Minas, Bertópolis, Ladainha e Teófilo Otoni, na região Nordeste de Minas Gerais. As unidades representam investimento de quase R$ 147 mil do Programa Cisternas, coordenado pela pasta. As cisternas vão garantir o acesso de duas mil pessoas à água de qualidade.
A entrega das cisternas foi marcada por rituais tradicionais da cultura local. Além de pintar as cisternas com desenhos dos seus alimentos e animais sagrados, os Maxakalis entoaram vários cantos.
“A reação deles foi muito positiva, pois colocaram a cultura Maxakali nas cisternas. Isso mostra o empoderamento da comunidade, trazendo o reservatório como uma solução para a vida deles”, destacou o diretor de Fomento à Produção e à Estruturação Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Francisco Mello.
A etnia possui 6,5 mil hectares de terras demarcadas, mas não há rios ou cursos de água acessíveis na região. O abastecimento era feito apenas por poços perfurados. Quando faltava energia e as bombas paravam de funcionar, o risco de escassez de água era iminente. Para diminuir o risco de ficar sem reservas, os indígenas eram obrigados a caminhar longas distâncias para encher os baldes d’água.
Antes de iniciar a construção das cisternas, processo que leva aproximadamente duas semanas, as entidades que executam o programa iniciaram um processo de mobilização dos moradores do local. Eles também foram capacitados para limpar e fazer reparos, caso seja necessário. Todo o treinamento foi feito na língua Maxakali pela Cáritas Diocesana da cidade de Almenara (MG).
Para ter acesso à comunidade, o governo federal contou com o apoio da Secretaria Nacional de Saúde Indígena (Sesai), da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), e principalmente, da Fundação Nacional do Índio (Funai), responsável por intermediar a parceria entre a comunidade e o MDS.
Parceria – O Programa Cisternas é executado pelo MDSA em parceria com governos estaduais, municipais, consórcios públicos municipais e organizações da sociedade civil, como a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC) e o Memorial Chico Mendes (MCM).
Saiba mais sobre as cisternas nas escolas
A ação proporciona acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para atender às necessidades de alunos e professores de escolas da zona rural.
A tecnologia social é a cisterna de placas de cimento, com capacidade para captar até 52 mil litros de água da chuva, a partir do telhado da escola. O volume captado permite beber e cozinhar por até oito meses. São realizadas formações dos professores e alunos para a gestão da água, práticas de convivência e educação contextualizada.
Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa