Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Junho > Brasil precisa avançar na política contra drogas, afirma Osmar Terra

Notícias

Brasil precisa avançar na política contra drogas, afirma Osmar Terra

POLÍTICAS PÚBLICAS

Ministro falou sobre a epidemia de dependência química durante evento em Campo Grande (MS)
publicado  em 19/06/2017 15h09
Foto: Rafael Zart/MDS

Campo Grande – Ao participar da abertura da segunda Semana Estadual Antidrogas do Mato Grosso do Sul, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, reforçou nesta segunda-feira (19) que o país vive uma epidemia de dependência química, o que impacta no aumento da violência e da pobreza.

“Esta é uma epidemia devastadora e um fator de empobrecimento da população. Um chefe de família dependente químico joga todos na miséria. O número de pessoas com dependência cresce assustadoramente no Brasil, que tem fronteiras com os maiores produtores de droga do mundo e isso nos afeta muito”, afirmou ele em Campo Grande (MS).

Durante o evento, Terra apresentou um panorama histórico sobre o combate às drogas no mundo e pesquisas científicas que demonstram os problemas causados pela dependência química. Ele defendeu que, ao contrário de liberar, é preciso dificultar ainda mais o acesso da população às drogas. Além disso, destacou que o país precisa avançar na política para enfrentar essa epidemia.

“Vamos reunir todos os setores, as áreas de saúde, segurança, social e educação, para enfrentar esse problema. Está na hora de avançarmos na política contra drogas no Brasil”.

Para o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, a participação do ministro Osmar Terra no evento demonstra a união entre os governos federal, estadual e municipal em busca de soluções conjuntas no enfrentamento às drogas. “Essa integração é fundamental, é um ponto de partida interessante para o combate ao uso de drogas e às facções”, ressaltou.

A Semana Estadual Antidrogas do Mato Grosso do Sul marca a comemoração dos 20 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar. O evento segue até o final desta semana com palestras e ações de conscientização e prevenção ao uso de drogas nas escolas da região.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa