Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Junho > Alberto Beltrame participa de homenagem aos 27 anos do INSS

Notícias

Alberto Beltrame participa de homenagem aos 27 anos do INSS

POLÍTICAS PÚBLICAS

Em sessão solene na Câmara dos Deputados, autoridades destacaram a importância do instituto para o desenvolvimento econômico e social do país
publicado  em 29/06/2017 14h23
Fotos: Fernando Chaves

Brasília – O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Alberto Beltrame, representou o ministro Osmar Terra na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (29), em solenidade que marcou os 27 anos de criação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Maior autarquia do Executivo federal, o órgão é responsável pelos pagamentos dos principais benefícios previdenciários do país. A sessão foi realizada no Plenário Ulysses Guimarães e contou com a presença dos servidores do instituto e representantes do MDS.

Na ocasião, Beltrame destacou a importância do INSS para a proteção da família brasileira. “Essa sessão é uma justa homenagem para um instituto que tem trabalhado há 27 anos com grandes resultados. O órgão é fator importante para o desenvolvimento social, a distribuição de renda e a integração nacional”.

Para o presidente do INSS, Leonardo Gadelha, o tamanho da estrutura e a atuação fazem do instituto um mecanismo estratégico do governo federal. “Hoje, o órgão representa a principal interface entre a cidadania brasileira e o poder público. São 37 mil servidores ativos e mais de 1.700 unidades de atendimento em todos os Estados. Não consigo pensar em outra estrutura pública que tenha uma relação tão próxima com o cidadão. É importante que o INSS possa estar em constante melhoria para a prestação de um serviço cada vez mais humano, ágil e seguro.”

Projeto – Atualmente, o principal projeto do instituto é o INSS Digital. Em fase de implementação, a iniciativa consiste na melhoria dos fluxos de trabalho por meio do acesso remoto aos serviços oferecidos. A ideia é ampliar os canais para realização dos protocolos de requerimento, proporcionando o aumento do volume de pedidos sem sobrecarregar as rotinas de trabalho.

O projeto piloto começou em janeiro de 2017 nas 18 unidades vinculadas à gerência-executiva de Mossoró (RN). Com o INSS Digital, o requerimento é feito na Agência da Previdência Social pelo segurado que, ao chegar, apresenta o protocolo de requerimento que foi agendado pela Central 135 ou pela internet. Nas mesas para recepção dos documentos, o segurado informa o tipo do atendimento que busca (concessão de uma aposentadoria, pensão, entre outros). Todos os documentos do segurado são digitalizados.

Na região, já foram celebrados mais de 50 acordos de cooperação e, com isso, ampliou-se para mais de 48 locais (sedes de entidades representativas) nos quais o cidadão pode fazer seu requerimento ao INSS.

Com o INSS Digital, o tempo de permanência nas agências, que antes era mais de duas horas, está abaixo de 30 minutos. Os processos são finalizados, em média, em 12 dias.

Um dos produtos do INSS Digital é o Meu INSS, acessível por meio de computador ou celular. A ferramenta permite fazer agendamento e realizar consultas. Desde o lançamento no início deste ano, quase 1 milhão de usuários já se cadastraram para acessar o portal.

Teletrabalho – Em fase de implementação, o Teletrabalho proporcionará a análise de processos por servidores em todo o território nacional. Assim, será possível aproveitar a disponibilidade ociosa de algumas agências e servidores que queiram realizar seu trabalho em casa.

Desburocratização – A revisão nas normas de requerimento e concessão de benefícios sofrerá redução da burocracia. Para o salário-maternidade, por exemplo, a mãe poderá solicitar o benefício ainda do hospital, sem que haja a necessidade de deslocamento até uma agência do INSS.

INSS em números

- 49 milhões de atendimentos presenciais em 2016
- 1.622 agências ativas
- 48,4 milhões de atendimentos em 2016 pela Central 135
- 1 administração central (Brasília)
- 5 superintendências regionais (PE, SP, MG, DF, SC)
- 2 agências virtuais - INSS Digital (DF e Manaus)
-104 gerências-executivas
- 1.750 unidades da rede de atendimento do INSS
- 5 Prevbarcos
- 32,4 mil servidores administrativos
- 4,1 mil peritos
- 54,7 milhões de segurados (filiados ao Regime Geral da Previdência Social)
- 33,9 milhões de beneficiários e 5,3 milhões de benefícios concedidos
- R$ 40,6 bilhões - valor total pago com benefícios/mês (média 2017)

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa