Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Julho > Osmar Terra discute linha de crédito com o BNDES para ações de combate à violência

Notícias

Osmar Terra discute linha de crédito com o BNDES para ações de combate à violência

POLÍTICAS PÚBLICAS

Sugestão foi apresentada nesta quinta-feira (20) pelo secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, durante reunião em São Paulo
publicado  em 20/07/2017 20h42
Foto: Mauro Vieira/MDS

São Paulo – O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, participaram de uma reunião com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, para propor a criação de linhas de crédito de apoio a Estados e municípios em ações de prevenção e combate ao crime. A sugestão partiu de Schirmer e foi discutida em encontro realizado na sede do banco, nesta quinta-feira (20), em São Paulo.

O projeto propõe medidas em dois eixos principais: reestruturação de guardas municipais – com implantação de centrais videomonitoramento nas cidades mais violentas – e construção de presídios. Segundo Terra, as ações também poderiam ser aplicadas em outras regiões do país.

“O Rio Grande do Sul trouxe um pleito que pode se transformar num projeto- piloto a ser replicado em outros Estados. Trata-se de uma parceria com o BNDES pra financiar o aumento de vagas no sistema prisional e também programas de prevenção da violência”, explicou.

Para o secretário gaúcho, além de combater o crime de forma efetiva e estruturar os presídios, é preciso criar condições para a promoção de uma cultura de paz que reduza o quadro de insegurança no país. “Nós precisamos de ações prevenção – dos pequenos delitos, do uso de drogas – e também de ações de ressocialização e recuperação de apenados”, ressaltou.

A proposta será analisada pelo BNDES e uma nova reunião será realizada nas próximas semanas. O ministro Osmar Terra também é o coordenador das ações do governo federal na área social dentro força-tarefa criada para combater a violência no Rio de Janeiro.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa