Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Julho > Ministro Osmar Terra debate ações para área social em Jundiaí (SP)

Notícias

Ministro Osmar Terra debate ações para área social em Jundiaí (SP)

PRIMEIRA INFÂNCIA

Com o início das visitas do Programa Criança Feliz, cerca de 500 famílias do município contarão com atendimento voltado ao desenvolvimento infantil integral
publicado  em 10/07/2017 19h33
Foto: Mauro Vieira/MDS

Jundiaí (SP) – O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e a secretária Nacional de Assistência Social, Carminha Brant, estiveram reunidos nesta segunda-feira (10) com o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, para discutir ações na área social no município. No encontro, o ministro destacou a importância do Programa Criança Feliz, que irá promover o desenvolvimento integral de crianças de baixa renda.

De acordo com Terra, o interesse do município e o trabalho executado pode tornar a cidade um exemplo para a implementação do programa. “Em breve teremos as visitações e isso fará com que as crianças melhorem seu desenvolvimento, o que resultará em adultos mais qualificados, com mais saúde e capazes de contribuir plenamente com a sociedade”, afirmou.

Conforme o prefeito da cidade paulista, o Criança Feliz está na fase final de contratação de profissionais para atuar no programa. “Desde o início, nosso governo priorizou o credenciamento ao programa. Nós achamos o projeto um gesto de muita responsabilidade do governo federal e queremos ser uma cidade modelo”, garantiu Machado.

Com a adesão, Jundiaí recebeu R$ 25 mil em recursos para atender 500 crianças por mês. Em todo o Estado de São Paulo, 228 municípios participam do programa. O total de vagas ofertadas é de 68,9 mil. O MDS já repassou R$ 1,5 milhão para atender à demanda.

Na ocasião, o ministro defendeu ainda a adoção de medidas efetivas de combate às drogas e à violência, como forma de combater a pobreza. Ações ligadas ao Sistema Único de Assistência Social (Suas) também entraram na pauta. Já o prefeito destacou o trabalho em andamento na cidade na área de segurança alimentar e nutricional.

 Criança Feliz – Em todo o país, 2.547 municípios já participam do Criança Feliz. Coordenado pelo MDS, o programa vai promover o desenvolvimento infantil integral das crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Com ações nas áreas de saúde, educação, cultura e garantia de direitos, a iniciativa irá orientar os pais sobre a maneira adequada de promover o desenvolvimento dos filhos. A intenção é fazer com que as crianças cheguem à escola com melhores condições de aprendizado, estudem mais e tenham mais chances de vencer o ciclo da pobreza.

 Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa