Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Julho > MDS garante alimentação de crianças e jovens do Forças no Esporte

Notícias

MDS garante alimentação de crianças e jovens do Forças no Esporte

AGRICULTURA FAMILIAR

No total, serão investidos R$ 33 milhões na compra de alimentos da agricultura familiar. Parceria com o Ministério da Defesa beneficia mais de 20 mil estudantes
publicado  em 04/07/2017 19h00

Brasília – Mais de 20 mil crianças e jovens praticam esportes, recebem atendimento médico, noções de cidadania e alimentação adequada no contraturno da escola graças ao Programa Forças no Esporte, desenvolvido pelo Ministério da Defesa com o apoio das Forças Armadas e em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Social (MDS) e do Esporte.

Responsável por garantir duas refeições diárias para os beneficiários do programa, o MDS investirá R$ 33 milhões para a compra, exclusiva, de alimentos da agricultura familiar. “Além de promover a alimentação saudável das crianças e jovens do programa, vamos fortalecer a agricultura familiar e abrir mercado para os agricultores junto aos órgãos da União”, destacou a coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDS, Hetel Santos.

Ela participou nesta terça-feira (4) de uma cerimônia, na Estação de Rádio da Marinha, no Distrito Federal, que marcou o início das atividades 2017 do Forças no Esporte no 7º Comando do Distrito Naval.

Durante a solenidade, os beneficiários do programa receberam presentes – roupas, tênis, mochilas e brinquedos doados pela Receita Federal. No Distrito Federal, o Forças no Esporte atende cerca de 1,4 mil crianças e jovens em quatro unidades militares diferentes.

Um dos destaques é Hudson Rodrigues, de 16 anos. Nascido em São Luís (MA), ele se mudou em 2009 com a mãe e seis irmãos para Brasília em busca de uma vida melhor. Há quatro anos, ele e quatro irmãos passaram a frequentar o projeto e se alimentar de forma mais saudável. Com isso, conquistou as condições ideais para mostrar seu talento no futebol.

“O programa dá o lanche do café, o almoço e o lanche da tarde. Minha vida melhorou muito. Ainda este ano, vou para Porto Alegre participar da peneira do time de futebol Grêmio”, comemora.

Segundo o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Brigadeiro Ricardo Machado Vieira, a rede de parceiros permite oferecer uma melhora na vida de crianças em situação de vulnerabilidade social. “É um programa que emociona. A gente vê no rosto de cada uma delas uma luz”, destaca. Ele planeja ampliar o Forças no Esporte para atender mais de 30 mil crianças e jovens até o final deste ano.

 Saiba mais

O Forças no Esporte é uma iniciativa focada no desenvolvimento integral de crianças e jovens – entre 6 e 18 anos – em situação de vulnerabilidade social e regularmente matriculados na rede de ensino. No contraturno da escola, eles praticam diversos esportes, como tênis, corrida, lutas e atletismo em 164 unidades militares de todo o Brasil. Além disso, têm atendimento médico, reforço escolar e orientações sobre civismo, cidadania e desenvolvimento das habilidades profissionais. Também participam de palestras e campanhas educativas.

 Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

  Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa