Notícias
Em evento no Chile, Osmar Terra destaca importância da integração de políticas sociais
POLÍTICAS PÚBLICAS
Santiago, Chile – O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, destacou nesta terça-feira (4) a importância da intersetorialidade para que o poder público consiga atingir bons resultados na área social. Foi durante painel na Reunião de Alto Nível sobre a Estratégia Mundial para a Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente na América Latina e Caribe, realizada em Santiago (Chile). O debate sobre políticas públicas também contou com representes do Canadá, Barbados e do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS) da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
Em sua fala, Terra citou como exemplo de intersetorialidade o Programa Criança Feliz, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que reunirá ações nas áreas de assistência social, saúde, educação, cultura e garantia de direitos. A iniciativa irá promover o desenvolvimento integral de crianças de baixa renda. Por meio de visitas domiciliares, as famílias serão orientadas sobre a oferta de estímulos adequados nos primeiros mil dias de vida.
O ministro ressaltou ainda a importância do encontro para o intercâmbio de experiências entre os países e para a evolução das políticas públicas. “Estamos aqui nessa reunião compartilhando dados e experiências muito preciosas. São essas experiências que vamos levar para os nossos países e ajudar na transformação que as famílias mais vulneráveis precisam e esperam de nós”, afirmou.
Já a ex-ministra da Saúde do Chile e organizadora do evento, Helia Molina, avaliou que o Brasil tem muito a contribuir para o debate da intersetorialidade, já que possui papel de destaque na região. “O Brasil é um país fundamental para nós por tudo que significa, tendo em vista toda a sua história de política pública e atenção primária”, disse.
Encontro – A Reunião de Alto Nível sobre a Estratégia Mundial para a Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente na América Latina e Caribe foi realizada pelo movimento global Every Woman Every Child (EWEC). Durante dois dias, representantes de vários países discutiram ações para a região até 2030.
“Queremos de verdade que essa estratégia mude a América Latina nos próximos 20 anos para que seja possível acabar com as desigualdades, com os índices de mortalidade e para que consigamos criar uma cultura de saúde que nos permita prosperar”, acrescentou Helia.
Agenda – Durante a viagem ao Chile, o ministro Osmar Terra também se reuniu com o embaixador do Brasil naquele país, Carlos Duarte. Participaram do encontro Helia Molina e o secretário nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do MDS, Halim Girade.
Leia também:
Ministro apresenta políticas sociais brasileiras no Chile
Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa