Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Julho > Em evento no Chile, Osmar Terra destaca importância da integração de políticas sociais

Notícias

Em evento no Chile, Osmar Terra destaca importância da integração de políticas sociais

POLÍTICAS PÚBLICAS

Ministro foi um dos painelistas no segundo dia da Reunião de Alto Nível sobre a Estratégia Mundial para a Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente na América Latina e Caribe
publicado  em 04/07/2017 19h46
Foto: Mauro Vieira/MDS

Santiago, Chile – O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, destacou nesta terça-feira (4) a importância da intersetorialidade para que o poder público consiga atingir bons resultados na área social. Foi durante painel na Reunião de Alto Nível sobre a Estratégia Mundial para a Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente na América Latina e Caribe, realizada em Santiago (Chile). O debate sobre políticas públicas também contou com representes do Canadá, Barbados e do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS) da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

 Em sua fala, Terra citou como exemplo de intersetorialidade o Programa Criança Feliz, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que reunirá ações nas áreas de assistência social, saúde, educação, cultura e garantia de direitos. A iniciativa irá promover o desenvolvimento integral de crianças de baixa renda. Por meio de visitas domiciliares, as famílias serão orientadas sobre a oferta de estímulos adequados nos primeiros mil dias de vida.

 O ministro ressaltou ainda a importância do encontro para o intercâmbio de experiências entre os países e para a evolução das políticas públicas. “Estamos aqui nessa reunião compartilhando dados e experiências muito preciosas. São essas experiências que vamos levar para os nossos países e ajudar na transformação que as famílias mais vulneráveis precisam e esperam de nós”, afirmou.

 Já a ex-ministra da Saúde do Chile e organizadora do evento, Helia Molina, avaliou que o Brasil tem muito a contribuir para o debate da intersetorialidade, já que possui papel de destaque na região. “O Brasil é um país fundamental para nós por tudo que significa, tendo em vista toda a sua história de política pública e atenção primária”, disse.

 Encontro – A Reunião de Alto Nível sobre a Estratégia Mundial para a Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente na América Latina e Caribe foi realizada pelo movimento global Every Woman Every Child (EWEC). Durante dois dias, representantes de vários países discutiram ações para a região até 2030.

 “Queremos de verdade que essa estratégia mude a América Latina nos próximos 20 anos para que seja possível acabar com as desigualdades, com os índices de mortalidade e para que consigamos criar uma cultura de saúde que nos permita prosperar”, acrescentou Helia.

 Agenda – Durante a viagem ao Chile, o ministro Osmar Terra também se reuniu com o embaixador do Brasil naquele país, Carlos Duarte. Participaram do encontro Helia Molina e o secretário nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do MDS, Halim Girade.

 Leia também:
Ministro apresenta políticas sociais brasileiras no Chile

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa