Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Janeiro > MDSA vai criar sala de monitoramento e gestão dos programas sociais

Notícias

MDSA vai criar sala de monitoramento e gestão dos programas sociais

POLÍTICAS PÚBLICAS

Ferramenta possibilitará acompanhamento em tempo real das famílias em situação de pobreza
publicado  em 05/01/2017 18h15
Foto: Mauro Vieira/MDSA

Goiânia – O Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns (Conecta SUS), em Goiânia (GO), servirá como modelo para uma ferramenta de monitoramento e gerenciamento dos programas sociais. O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e o secretário-executivo da pasta, Alberto Beltrame, visitaram nesta quinta-feira (5) o centro para conhecer detalhes sobre a estrutura, a tecnologia e a metodologia de monitoramento do Conecta SUS.

O Conecta SUS conta com gráficos, mapas, imagens e indicadores socioeconômicos dos 246 municípios goianos. De acordo com Terra, a ferramenta permitirá um avanço no acompanhamento dos programas sociais e da situação das famílias em situação de pobreza. “O recurso público tem muito mais impacto quando o gestor está bem informado”.

Com a central, reforçou o ministro, o MDSA poderá localizar geograficamente os beneficiários de programas como Bolsa Família e o Criança Feliz, além de acompanhar as rotinas de pré-natal das gestantes. “Essa localização territorial nos dará uma ideia da mobilidade das famílias e das necessidades de cada região, e, assim, vamos concentrar nossos esforços”, afirmou.

Para o secretário-executivo, Alberto Beltrame, a sala de situação é um instrumento de eficiência que municiará o poder público com informações precisas e atuais. Segundo ele, a central fará o processamento de informações difusas e amplas em dados gerenciais. “Ela nos permitirá fazer uma intervenção preventiva em tempo real. Será possível interferir em uma situação que se encaminha para um desfecho ruim e mudar o curso”.

A meta do ministério é que a sala de monitoramento dos programas sociais entre em funcionamento no primeiro semestre deste ano.

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa