Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Fevereiro > Osmar Terra participa da primeira capacitação dos multiplicadores do Criança Feliz

Notícias

Osmar Terra participa da primeira capacitação dos multiplicadores do Criança Feliz

Programa Criança Feliz

Ao todo, serão formados 84 multiplicadores, que irão repassar os conhecimentos aos visitadores municipais
publicado  em 13/02/2017 19h13
Foto: Mauro Vieira/MDSA

Brasília – Os multiplicadores do Criança Feliz começaram nesta segunda-feira (13) a ser capacitados em todo o país para darem início à organização do programa nos municípios. O encontro da Região Centro-Oeste ocorreu em Brasília (DF) e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. 

As capacitações acontecem em sete cidades de forma simultânea e seguem até 23 de fevereiro. Ao todo, serão formados 84 multiplicadores, que irão repassar os conhecimentos aos visitadores municipais. Até agora, 2.529 municípios já aderiram ao programa. Em março, terão início as capacitações dos visitadores.

Em seu discurso, Osmar Terra destacou que o Criança Feliz depende agora do trabalho dos multiplicadores. “São eles que vão capacitar os supervisores e os visitadores dos municípios e, então, o programa começa a existir na prática. O programa é ambicioso e começa com esse grupo de multiplicadores”, afirmou Terra. 

Osmar Terra também apresentou aos multiplicadores pesquisas e evidências científicas sobre a importância do estímulo nos primeiros mil dias de vida. “Com essas informações, certamente os multiplicadores vão se envolver muito mais com o programa e vão entender melhor a importância dele para o país”, explicou. 

No Distrito Federal, as famílias contam com o Programa Criança Candanga, que tem a proposta de articular diversas políticas públicas para a infância nas áreas de educação, mobilidade, saúde e segurança. Para o governador, o Criança Feliz ajudará a fortalecer o programa distrital. “Ficamos muito felizes de ver o governo federal lançar um programa com essa característica de apoio à primeira infância”, disse Rollemberg.

Presente na capacitação, a analista de políticas da Secretaria Cidadã de Goiás, Vera Lúcia Rezende, destacou o caráter intersetorial do Criança Feliz. “Vamos pensar em como trabalhar em rede porque o programa vai complementar tanto o trabalho da educação como o da saúde e outras áreas. Além disso, vai fortalecer o trabalho que já acontece na assistência social, que é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, apontou. 

O programa – Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o Programa Criança Feliz irá promover o desenvolvimento integral das crianças de baixa renda com ações nas áreas de saúde, educação, cultura e justiça. Serão priorizadas gestantes e crianças de até 3 anos de idade beneficiárias do Bolsa Família, as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as afastadas do convívio familiar por medida protetiva. 

Por meio do programa, as famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas. Eles vão orientar os pais sobre a melhor forma de estimular o desenvolvimento dos filhos. A meta é atender cerca de 4 milhões de crianças em todo o país até 2018. 

“Essas 4 milhões de crianças do Bolsa Família terão nessa ação do governo federal um poderoso impulso para ter uma primeira infância melhor, um aprendizado melhor, ter uma renda melhor que a dos seus pais e ajudar a sua família a sair da pobreza”, ressaltou o ministro.

Data

Região

Estados Capacitados

Local

13 a 23/02

Centro-Oeste DF/GO/MT/MS Brasília/DF
Sudeste ES/RJ/SP São Paulo/SP
Norte I AM/RO/RR/AC Porto Velho/RO
Norte II PA/AP/TO Belém/PA
Nordeste I CE/PI/BA/RN Teresina/PI
Nordeste II PB/PE/AL/SE/MA Maceió/AL
Sul RS/SC/PR Curitiba/PR


Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa