Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Fevereiro > Município de Belo Horizonte adere ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Notícias

Município de Belo Horizonte adere ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

SISAN

Além da capital, mais quatro cidades mineiras e quatro cearenses passaram a integrar o Sisan
publicado  em 16/02/2017 15h41

Brasília – Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, aderiu ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A adesão foi formalizada no Diário Oficial da União dessa terça-feira (15). Em Minas, os municípios de Uberaba, Caratinga, Jequitinhonha e Ribeirão das Neves também formalizaram adesão. No Ceará, os municípios de Arneiroz, Brejo Santo, São Luís do Curu e São Gonçalo do Amarante oficializaram sua entrada no sistema.

A capital mineira é a décima a aderir ao Sisan. Rio Branco (AC), Vitória (ES), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) já aderiram ao sistema.

“Capitais são referências em seus estados e, quando aderem ao sistema, acabam estimulando que as cidades menores façam o mesmo”, explica o coordenador-geral de Apoio à Implantação e Gestão do Sisan, Élcio Magalhães.  Ele destaca a importância da adesão não só nas capitais, mas também em cidades com população superior a 200 mil habitantes. Estima-se que hoje elas concentrem 45% da população brasileira.

Segundo Élcio, as capitais já desenvolvem diferentes ações de segurança alimentar e, ao formalizar a participação no Sisan, passam a usar as estratégias de gestão e controle social do sistema, para melhorar a execução das políticas. “Potencializamos as ações de segurança alimentar nessas cidades, incentivando, por exemplo, a construção ou modernização de bancos de alimentos e a utilização da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos”, reforça.

O Sisan coordena as ações públicas em segurança alimentar e nutricional e articula a integração entre os entes federados e a sociedade civil para garantir o direito humano à alimentação adequada à população.

Com as novas adesões, já são 221 municípios incluídos no sistema, além dos 26 estados e do Distrito Federal. A previsão é que 600 municípios façam parte do Sisan até 2019, conforme o Plano Plurianual (PPA).

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa