Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Fevereiro > Ministro Osmar Terra participa do Encontro Caixa 2017

Notícias

Ministro Osmar Terra participa do Encontro Caixa 2017

Bolsa Família

Durante sua fala no evento, Terra destacou a importância da parceria entre o MDSA e a Caixa Econômica Federal, que opera o Programa Bolsa Família
publicado  em 09/02/2017 19h52
Foto: Patrick Grosner/MDSA

Brasília – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, participou nesta quinta-feira (9) do Encontro Caixa 2017. Em sua fala no painel social, ao lado do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, Osmar Terra destacou a importância da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e a Caixa Econômica Federal, que opera o Programa Bolsa Família. 

“Nos nossos programas, principalmente o Bolsa Família, temos uma parceria muito forte com a Caixa. A Caixa nos ajuda a ter um Cadastro Único atualizado, o que é extremamente importante para cruzar informações de quem realmente precisa do benefício e quem não precisa. É um trabalho vital para que a gente possa fazer um programa dessa envergadura”, ressaltou. 

Osmar Terra também afirmou que o MDSA irá lançar nos próximos meses um programa de inclusão social e produtiva voltado aos beneficiários do Bolsa Família. O objetivo é promover a geração de emprego e renda entre a população de baixa renda. A estratégia inclui capacitação profissional e incentivo ao microcrédito. “Estamos propondo uma parceria com a Caixa para viabilizar o acesso ao microcrédito para famílias pobres, que não têm nenhum bem para dar como garantia. Com o recurso, eles poderão montar o próprio negócio”, explicou.   

As revisões dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Bolsa Família também foram tema da discussão. O pente-fino já gerou uma economia de R$ 220 milhões para o Fundo da Previdência. No Bolsa Família, o MDSA passou a contar com seis bases do governo federal para cruzamento de dados, o que permitiu a realização do maior pente-fino já promovido em toda a história do programa. Para o ministro, as medidas buscam garantir que os recursos sejam destinados a quem realmente precisa.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, afirmou que a instituição apoiará todas as políticas desenvolvidas pelo MDSA e destacou o esforço da pasta em criar oportunidades de trabalho para os beneficiários do Bolsa Família. “Será uma mudança para todo o Brasil encontramos efetivamente as portas de saída para essas famílias e para todas aquelas que, eventualmente, precisam ao menos entrar e passar por esse programa para que tenham uma melhor condição de vida”, acrescentou. 

Com o tema “O banco do futuro”, o Encontro Caixa 2017 reúne mais de 1,1 mil gestores da instituição para discutir a estratégia da CAIXA neste ano e em 2018. O encontro, que acontece em Brasília, segue até sexta-feira (10). 

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505

www.mds.gov.br/area-de-imprensa