Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Fevereiro > Ministério oferece cursos à distância a gestores do Bolsa Família e Cadastro Único

Notícias

Ministério oferece cursos à distância a gestores do Bolsa Família e Cadastro Único

EaD

Ações educativas são gratuitas e abordam temas relevantes para o aprimoramento da gestão municipal e estadual
publicado  em 02/02/2017 18h09

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) oferece tutoriais e cursos à distância gratuitos aos gestores do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único nos estados e municípios. Promovidas pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), as ações de capacitação estão disponíveis no Portal de Educação à Distância (EaD). 

“É importante disponibilizar conteúdos que possam auxiliar a gestão municipal na operacionalização do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, de forma simples e direta”, destaca o secretário nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão. As aulas abordam temas relevantes para o aprimoramento da gestão dos programas, em linguagem simplificada e interativa. 

Coordenador-geral de Disseminação da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), Gustavo Sousa ressalta as facilidades do Portal EaD para o apoio às administrações. “É uma modalidade muito acessível, em que as pessoas podem realizar as atividades e tirar dúvidas a qualquer momento. Nós estabelecemos o período de início e término das turmas, mas o aluno entra quando ele puder e tiver tempo disponível”, explica. 

Os cursos são divididos em dois tipos: restritos e tutoriais. O primeiro é oferecido de forma exclusiva aos usuários do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SigPBF). As turmas costumam abrir a cada dois meses, com início em janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro. Para ser aprovado nos cursos restritos, é necessário obter pontuação acima de 60% no teste final, que dá direito a um certificado de conclusão. 

Já os tutoriais são abertos a todos os cadastrados no site, não sendo necessário possuir perfil ativo no SigPBF para participar. Os conteúdos têm por objetivo introduzir ou esclarecer temas pontuais e específicos para a gestão estadual e municipal. Por não possuírem teste, não geram certificados de conclusão. 

Cursos Disponíveis aos gestores

Restritos:

  • - Fiscalização de recebimento indevido de benefícios do Programa Bolsa Família
  • - Sistema de Gestão de Condicionalidades (Sicon)
  • - Índice de Gestão Municipal (IGD-M) – Teoria e prática
  • - Aplicativos SigPBF
  • - Aplicativo adesão municipal do Programa Bolsa Família
  • - Aplicativo integração de sistemas Sicon, Simac e Cecad por meio do SigPBF
  • - Aplicativo de formulários do Cadastro Único
  • - Aplicativo de controle de acesso
  • - Aplicativo de transmissão de arquivos 

Tutoriais:

  • - Tutorial de boas-vindas aos gestores municipais do Programa Bolsa Família e Cadastro Único
  • - Tutorial Índice de Gestão Descentralizada (IGD)
  • - Tutorial Atualização Cadastral 

Mais informações podem ser obtidas em http://www.mds.gov.br/ead/ 

Em caso de problemas para acesso ou cadastro, entre em contato com o suporte do portal pelo e-mail suporte.ead@mds.gov.br 

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003
Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505

www.mds.gov.br/area-de-imprensa