Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Fevereiro > MDSA e Instituto Campus Party definem parceria com foco em jovens do Bolsa Família

Notícias

MDSA e Instituto Campus Party definem parceria com foco em jovens do Bolsa Família

INCLUSÃO PRODUTIVA

Segundo o ministro Osmar Terra, iniciativa propiciará formação em grande escala para os beneficiários do programa
publicado  em 21/02/2017 19h39
Exibir carrossel de imagens Patrick Grosner/MDSA

Patrick Grosner/MDSA

Brasília – Oferecer oportunidades aos jovens do Bolsa Família para acessar tecnologias e desenvolver projetos inovadores. Esse foi o objetivo do Workshop de Inclusão Produtiva para Jovens do Bolsa Família, promovido nesta terça-feira (21) em Brasília. Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o encontro reuniu representantes do Instituto Campus Party e especialistas em tecnologia da informação e inovação.

Para o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, a parceria com o Instituto Campus Party propiciará formação em grande escala para os jovens do Bolsa Família. As ações serão desenvolvidas por meio do programa de inclusão social e produtiva, que será lançado nos próximos meses.

“Nosso objetivo é inspirar os jovens do Bolsa Família. Ajudá-los a ter uma renda maior, uma vida melhor. A Campus Party é um grande movimento de mobilização para despertar nos jovens a possibilidade de serem empreendedores”.

A parceria, explicou o ministro, pode beneficiar 15 milhões de jovens entre 15 e 25 anos do Bolsa Família que estão fora do mercado de trabalho. “É uma oportunidade que temos de fazer esses jovens desenvolverem suas habilidades. Nem todos vão construir startups, mas muitos terão a oportunidade de ser um ótimo funcionário em uma empresa, por exemplo”.

Para o presidente do Instituto Campus Party Brasil, Francesco Faruggia, a Campus Party tem um grande poder convocatório e a tecnologia pode ser uma porta de entrada para os jovens beneficiários dos programas sociais. A meta é apresentar o projeto na Campus Party Brasília, que será promovida em junho deste ano.

“Estamos reunidos aqui discutindo ideias. Queremos abrir as oportunidades digitais a esses filhos do Bolsa Família que, do ponto de vista do mundo da tecnologia, nunca tinham sido observados”, destacou Faruggia.

Exemplo – Embaixador do Projeto Educação Livre do Sesi e parceiro do Instituto Campus Party, João Gabriel dos Santos, 16 anos, participou do workshop. O adolescente tem experiência em robótica desde os 12 anos e já ganhou diversos campeonatos até chegar ao mundial da RoboCup – competição que tem como objetivo o estudo e desenvolvimento da inteligência artificial e da robótica.

Morador de um subúrbio no Rio de Janeiro, João Gabriel entende a importância das oportunidades para os jovens mais pobres. “Ir para a Campus Party é o sonho de todo nerd. Temos que inspirar os jovens. Fazer eles entenderem que um menino de comunidade consegue mudar de vida, como aconteceu comigo. Essa inspiração do mesmo nível é muito importante”.

 

Informações sobre os programas do MDSA:

0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa