Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Fevereiro > Alberto Beltrame apresenta experiência brasileira em políticas sociais na ONU

Notícias

Alberto Beltrame apresenta experiência brasileira em políticas sociais na ONU

Desenvolvimento Social

Representantes dos cinco continentes se reuniram em Nova York para a 55ª Sessão da Comissão de Desenvolvimento Social da Organização das Nações Unidas
publicado  em 01/02/2017 17h35
Foto: Divulgação/MDSA

Brasília – O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Alberto Beltrame, participou nesta quarta-feira (1) da 55ª Sessão da Comissão de Desenvolvimento Social da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA). Na ocasião, ele apresentou as políticas sociais brasileiras e reafirmou o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Estamos vivendo tempos difíceis. É em tempos como estes que as políticas sociais tornam-se mais relevantes para o desenvolvimento sustentável, paz e direitos humanos. Apesar de todas as circunstâncias desafiadoras, o Brasil irá manter e melhorar o foco nas políticas sociais”, afirmou.

Beltrame destacou ainda o trabalho do governo brasileiro para romper o ciclo da pobreza entre gerações. Segundo ele, a Estratégia Nacional de Inclusão Social e Produtiva irá promover a geração de emprego e renda para a população mais pobre. A ação inclui, ainda, capacitação profissional e incentivo ao microcrédito entre os beneficiários do Bolsa Família.

Criança Feliz – O secretário também ressaltou a estratégia de desenvolvimento infantil lançada pelo governo federal em outubro de 2016. O Programa Criança Feliz irá acompanhar, por meio de visitas domiciliares, crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). “O programa irá apoiar as famílias a promoverem o desenvolvimento infantil e reforçar o acesso à saúde, educação, cultura e direitos humanos”, explicou Beltrame.

Em seu discurso, o secretário-executivo também destacou o reajuste de 12,5% no valor do benefício médio do Bolsa Família, concedido em 2016, beneficiando cerca de 13,5 milhões de famílias. Ele salientou ainda a importância do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. “O Cadastro é uma ferramenta que garante o acesso a 20 programas sociais do governo federal em áreas como habitação, combate ao trabalho infantil, acesso a energia e saneamento”, completou.

Além de discursar na abertura da sessão, Beltrame participou como debatedor do primeiro Painel de Alto Nível sobre o tema “Estratégias para a Erradicação da Pobreza para Atingir Desenvolvimento Sustentável para Todos”.

Criada em 1946, a Comissão de Desenvolvimento Social tem a função de assessorar o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas em temas de políticas sociais de caráter geral e de avaliar os progressos e obstáculos associados à implementação da Declaração de Copenhague.

Até o próximo dia 10, o encontro reúne representantes de países dos cinco continentes que discutirão estratégias para a erradicação da pobreza. A reunião pode ser acompanhada pelo site das Nações Unidas.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa