Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Dezembro > Osmar Terra faz balanço de ações 2017 durante Papo Social

Notícias

Osmar Terra faz balanço de ações 2017 durante Papo Social

POLÍTICAS SOCIAIS

Ministro destacou, entre outros temas, o Programa Criança Feliz. A iniciativa está presente em 2.624 municípios e acompanha mais de 174 mil crianças e gestantes
publicado  em 21/12/2017 19h35
Foto: Rafael Zart/MDS

Brasília – As ações desenvolvidas no decorrer deste ano foram tema do Papo Social desta quinta-feira (21). Na oitava e última edição do programa em 2017, transmitido ao vivo na página do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) no Facebook, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra fez um balanço do ano e falou sobre o planejamento para 2018. Ele também respondeu dúvidas sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Terra destacou os números do Criança Feliz, programa criado para promover o desenvolvimento infantil integral. Coordenada pelo MDS, a iniciativa está presente em 2.624 municípios e acompanha mais de 174 mil crianças e gestantes.

Profissionais capacitados orientam, semanalmente, as famílias sobre os cuidados essenciais nos primeiros anos de vida da criança, além de fortalecer os vínculos afetivos. Os beneficiários do Bolsa Família são acompanhados desde a gestação até os 3 anos de idade. Já para as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o atendimento das crianças vai até os 6 anos.

O ministro ressaltou ainda a importância do aprimoramento da gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único. “O cruzamento das informações declaradas pelos beneficiários no Cadastro Único com as que constam nas diversas bases de dados oficiais garante que o benefício chegue a quem realmente precisa. Além disso, zeramos a fila de espera pela primeira vez na história do programa e estamos mantendo zerada há sete meses”.

Ele falou também sobre o pente-fino realizado nos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o que gerou uma economia de mais de R$ 3,2 bilhões. A ação, disse, faz parte de um processo de melhoria da gestão dos recursos públicos. Assim, o dinheiro fica no Fundo de Previdência Social e é usado para pagar benefícios a quem realmente precisa.

Durante o programa, Terra reforçou as ações do Plano Progredir para gerar oportunidades de emprego e renda para famílias de baixa renda, além das compras institucionais, que garantiram renda aos pequenos produtores e alimentos de qualidade para órgãos federais.

Saiba mais
Transmitido quinzenalmente, o Papo Social é uma produção da Assessoria de Comunicação do MDS. No programa, os convidados respondem questões específicas sobre temas relacionados ao ministério. Para sugerir os assuntos a serem abordados, deixe uma mensagem na página do MDS no Facebook.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa