Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Dezembro > Ministro pede a municípios gaúchos que trabalhem em prol do desenvolvimento infantil

Notícias

Ministro pede a municípios gaúchos que trabalhem em prol do desenvolvimento infantil

POLÍTICAS PÚBLICAS

Durante palestra no Rio Grande do Sul, Osmar Terra destacou a importância das ações do Criança Feliz para que os pequenos tenham um futuro melhor
publicado  em 18/12/2017 12h30
Foto: Rafael Zart/MDS

Vacaria (RS) - Cuidar da primeira infância faz toda a diferença no futuro de uma criança. Essa foi a mensagem do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, aos prefeitos da região de Campos de Cima da Serra durante sua palestra na última sexta-feira (15), em Vacaria (RS). O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Caio Rocha, também participou do evento.

O tema do encontro foi o Criança Feliz, programa coordenado pelo MDS com foco no desenvolvimento integral infantil . O ministro explicou que o investimento na primeira infância pode quebrar o ciclo de pobreza e fazer com que as crianças tenham um futuro melhor. Segundo ele, apresentar os resultados e dados científicos é essencial para que os prefeitos entendam que podem transformar suas comunidades ao cuidar dos cidadãos desde o início da vida.

“É importante que os municípios façam a adesão, venham para o Criança Feliz e cuidem do seu bem mais precioso que são as crianças pequenas. É  no início da vida que todas as competências humanas se organizam. Se a gente deixar passar esse período sem nenhum apoio, as crianças vão ter muito mais dificuldades em seu desenvolvimento”, destacou ele.

Até o momento, 2.624 municípios aderiram à iniciativa e a visitação domiciliar já ocorre em 1.619 deles. O prefeito de Esmeralda e presidente da Associação de Municípios dos Campos de Cima da Serra, Ailton de Sá Rosa, ressaltou que foi importante ouvir diretamente do ministro as informações sobre o Criança Feliz e como o programa está mudando a vida dos pequenos. “Posso dizer que a gente vai se inteirar ainda mais sobre as ações. Mas Esmeralda tem sim o interesse em aderir ”, afirmou.

Estavam presentes ainda: os prefeitos Anderson Costa, de Pinhal da Serra, Amadeu Boeira, de Vacaria, e Hildebrando Almeida, de Monte Alegre dos Campos; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Vacaria, Teodoro Ribeiro; e a presidente do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, Irmã Adelide Canci; além de vereadores da região.

Saiba Mais
Coordenado pelo MDS, o Criança Feliz busca promover o desenvolvimento infantil de maneira integral. Durante os encontros realizados pelo programa, as famílias recebem informações sobre como estimular os filhos, com foco em temas como saúde, educação, cultura e garantia de direitos.

Os beneficiários do Bolsa Família são acompanhados desde a gestação até os três anos. Para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o atendimento ocorre até os seis anos de idade. Gestantes e crianças de até os 6 anos de idade em serviço de acolhimento, afastadas do convívio familiar por medidas protetivas, também recebem as visitas.


*Por Pamela Santos

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa