Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Dezembro > Criança Feliz firma aliança com programa de primeira infância de Fortaleza

Notícias

Criança Feliz firma aliança com programa de primeira infância de Fortaleza

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Ministro Osmar Terra destacou a união de esforços com a prefeitura da capital cearense para o desenvolvimento infantil integral
publicado  em 20/12/2017 21h04
Exibir carrossel de imagens Foto: Clarice Castro/MDS

Fortaleza (CE) – O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, firmou uma aliança nesta quarta-feira (20) entre o Criança Feliz e o programa Cresça Com Seu Filho, do município de Fortaleza. Com a parceria, será possível ampliar o número de atendimentos de crianças e gestantes – público-alvo das ações. O governo federal ajudará na capacitação e remuneração dos profissionais que vão atender as famílias em casa. 

Durante solenidade na capital cearense, o ministro reforçou que investir na primeira infância é garantir que as crianças tenham oportunidades melhores no futuro. A ciência já demonstrou que crianças bem cuidadas e estimuladas nesta fase da vida têm melhores condições para vencer a pobreza.

“O trabalho na primeira infância é transformador. Estamos celebrando uma aliança do Criança Feliz com a prefeitura de Fortaleza. O foco é o desenvolvimento das crianças mais vulneráveis das famílias do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada. Vamos unir esforços para que elas tenham um futuro melhor”, destacou Terra.

No total, 175 municípios do Ceará aderiram ao Criança Feliz, o que representa 99% de adesão entre as cidades elegíveis. Quase 19 mil pessoas – entre crianças e gestantes – já foram atendidas pelo programa.

Criança Feliz firma aliança com programa de primeira infância de Fortaleza (20/12/2017)

Para o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Bezerra, as ações integradas mostram a preocupação do governo federal e do município em oferecer políticas públicas que atendam às necessidades da população. “Com o apoio do ministério, iremos integrar a nossa ação local ao Criança Feliz. Quanto mais influências positivas e quanto mais estímulos positivos acontecerem nessa fase, a criança terá muito mais instrumentos e equipamentos para enfrentar a vida com mais equilíbrio”.

O Cresça com Seu Filho existe desde 2013 e foi inspirado no programa gaúcho Primeira Infância Melhor (PIM), criado por Osmar Terra quando ele foi secretário de saúde do Rio Grande do Sul. Executada pela primeira-dama, Carolina Bezerra, a iniciativa tem por objetivo dar apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social em alguns bairros da cidade com crianças de até três anos e gestantes.  Com a integração com o governo federal, mais de 2.700 crianças serão atendidas pelo programa em 2018.

“A aliança dos programas fortalece a iniciativa de valorização da primeira infância, além de reforçar o caráter intersetorial na abordagem das crianças e de suas famílias”, afirmou Carolina. 

Saiba mais
O Criança Feliz está presente em 2.624 municípios em todo o país. Mais de 174 mil crianças e gestantes são acompanhadas. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o programa atua de forma intersetorial com ações nas áreas de saúde, educação, cultura, justiça e direitos humanos.

As visitas domiciliares acontecem semanalmente. Profissionais capacitados orientam as famílias sobre os cuidados essenciais nos primeiros anos de vida da criança, além de fortalecer os vínculos afetivos.

Os beneficiários do Bolsa Família são acompanhados desde a gestação até os 3 anos de idade. Já para as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o atendimento das crianças vai até os 6 anos.

Informações sobre programas do MDS:
0800-7007-2003

Informações para a imprensa:
 (61) 2030-1505
www.mds.gov.br