Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Dezembro > Comitiva da Costa do Marfim conhece as políticas públicas do MDS

Notícias

Comitiva da Costa do Marfim conhece as políticas públicas do MDS

PRIMEIRA INFÂNCIA

Dentro dos compromissos da agenda, o grupo acompanhou a visitação do programa Criança Feliz em Padre Bernardo (GO), cidade a 115 quilômetros da capital federal
publicado  em 13/12/2017 19h24

Brasília – Uma comitiva do Costa do Marfim está em Brasília (DF) para conhecer as experiências e ações do governo federal nas áreas da assistência social e segurança alimentar e nutricional. Nesta quarta-feira (13), o grupo participou de uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. Na ocasião, Terra apresentou as políticas públicas que são desenvolvidas pelo órgão, entre elas os programas Criança Feliz e Bolsa Família. 

Segundo Terra, a iniciativa é importante para o aprimoramento das ações sociais. “Podemos promover encontros mais frequentes para construirmos juntos um futuro melhor para a nossa população”, disse. O ministro fez um balanço do Criança Feliz - que já atende a mais de 159 mil pessoas em 1.619 munícipios - e afirmou que “o programa está chegando aos domicílios das famílias mais vulneráveis do Brasil”. 

O vice-presidente do país africano, Daniel Kablan Duncan, destacou o grande progresso que o Brasil está fazendo na área de primeira infância. “Essa experiência nos mostra que de fato podemos avançar no cuidado com as crianças. Queremos, mais uma vez, fortalecer essa cooperação com o Brasil e o desenvolvimento social será o ponto central da parceira”, ressaltou.

Agenda – Na terça-feira, o grupo esteve em Padre Bernardo (GO), cidade a 115 quilômetros de Brasília, acompanhando a visitação do programa Criança Feliz. A comitiva assistiu de perto o método utilizado pelos visitadores para estimular o desenvolvimento integral das crianças. 

A diretora de programas da Fundação Bernard van Leer da Holanda e ex-ministra do Desenvolvimento Social do Equador, Cecília Vaca Jones, também estava com o grupo. Para ela, a Costa do Marfim é um país que começou a construir as políticas de primeira infância e foi importante para os marfinenses descobrirem como o Brasil tem avançado.

“É notório que o desenvolvimento das crianças só tem a ganhar onde existem visitadores e supervisores que entendem o objetivo do programa e um município que apoia a primeira infância”, reforçou a diretora. 

Saiba Mais  

O Criança Feliz é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e integra ações nas áreas da assistência social, saúde, cultura, educação e garantia de direitos. O programa acompanha os beneficiários do Bolsa Família desde a gestação até os 3 anos de idade. Para as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o atendimento das crianças ocorre até os 6 anos. Em todo Brasil, 2.624 municípios aderiram à iniciativa e 1.619 deles já realizam as visitas.


* Por Pamela Santos

 Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa