Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Agosto > Universidade federal abre chamada pública para compra de alimentos de agricultores familiares

Notícias

Universidade federal abre chamada pública para compra de alimentos de agricultores familiares

PAA

No total, serão investidos R$ 385 mil na aquisição de 17 itens
publicado  em 24/08/2017 16h47

Brasília – A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) vai investir  R$ 385 mil na compra de produtos da agricultura familiar. A aquisição será feita por meio da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A oportunidade chamou a atenção da agricultora familiar Ana Maria de Almeida, de 57 anos, que produz hortaliças, frutas e grãos na zona rural da comunidade Vitória da União, em Paracambi (RJ). Ela afirma que as compras institucionais do PAA garantem preço justo e renda.

Acesse aqui a chamada pública

“É muito importante para nós participar do PAA. Nós, assentados, temos grandes dificuldades para vender os produtos. Às vezes, temos que vender para atravessadores e o preço cai muito. Esse programa do governo foi a grande válvula de escape para o produtor rural. A chamada pública da universidade será muito importante para nós e para as cooperativas”, disse.

No total, serão adquiridos 17 tipos de alimentos, entre frutas e legumes. Podem participar da chamada pública cooperativas e agricultores familiares portadores da Declaração de Aptidão ao Pronaf.

Segundo a coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDS, Hetel Santos, a pasta tem fortalecido a aproximação dos órgãos compradores do governo federal com as organizações dos agricultores. “A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro participou dos simpósios que promovemos e está qualificando o acesso aos alimentos. O Estado tem um potencial gigantesco  de compras e de oferta da agricultura familiar”, afirmou.

Responsável pelo setor de compras da UFRRJ, a professora Nidia Majerowicz reforçou que a instituição está investindo em um curso de extensão para que o agricultor familiar saiba como produzir melhor. “Estamos interagindo com o produtor rural local para fomentar o desenvolvimento econômico e social da região”.

Saiba mais

A atual legislação determina que pelo menos 30% dos alimentos adquiridos para abastecer órgãos públicos venham da agricultura familiar.

Na modalidade Compra Institucional do PAA, cada agricultor familiar poderá vender até o limite de 20 mil reais, por ano, para cada órgão comprador. Já as cooperativas ou associações, o limite é de seis milhões de reais por ano, por órgão comprador. Todas as chamadas públicas abertas no país estão no portal Compras da Agricultura Familiar.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS(61) 2030-1505

www.mds.gov.br/area-de-imprensa