Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Agosto > Terra defende articulação das políticas públicas para a população idosa

Notícias

Terra defende articulação das políticas públicas para a população idosa

POLÍTICAS PÚBLICAS

Ministro do Desenvolvimento Social participou do encerramento da oficina “Políticas de Comunidades e Cidades Amigas do Idoso como Caminhos para o Envelhecimento Ativo”, em Brasília
publicado  em 08/08/2017 20h54
Foto: Mauro Vieira/MDS

Brasília – Ao longo de dois dias, as políticas públicas voltadas para idosos foram tema de um debate promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em Brasília. A oficina Políticas de Comunidades e Cidades Amigas do Idoso como Caminhos para o Envelhecimento Ativo reuniu gestores públicos e representantes de organizações especializadas, nesta segunda (7) e terça-feira (8), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

No encerramento do evento, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, ressaltou a importância da articulação para fortalecer as políticas voltadas aos idosos, a fim de promover mais qualidade de vida e autonomia a essa população. “O governo federal está comprometido com este desafio e o que fizemos aqui foi um grande esforço para unificar e pensar linhas de ações eficazes, que tenham impacto na vida dos idosos de todo o Brasil”, afirmou.

Entre os pontos destacados pelos participantes, está a troca de experiências para o avanço dessas políticas. Representante da Pastoral do Idoso no Distrito Federal, Ana Maria Melo avaliou que os debates contribuíram para a melhoria do trabalho realizado pela entidade. “Saímos daqui com diversos apontamentos de caminhos para seguirmos somando esforços e vencendo desafios. Nossa Pastoral atua com muitos idosos em situação de vulnerabilidade e esta reunião enriqueceu nosso trabalho para caminharmos com mais segurança, coragem e entusiasmo”, disse.

Seis milhões de idosos fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que é a porta de entrada para mais de 20 programas sociais. De acordo com a diretora de Atenção ao Idoso do MDS, Silvia Costa, o ministério trabalha na produção de um diagnóstico sobre essa população. O mapeamento deve ser lançado em 2018.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa